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inclusão de deficiente
(ministerio da educação e do desporto)

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INCLUSÃOA inclusão surgiu como alternativa para educação de pessoas com necessidades especiais e suas vidas em sociedade.” A educação representa um passo muito concreto e manejável que pode ser dado em nossos sistemas de universidade para assegurar que todos os estudantes comecem a aprender que o “pertencer” é um direito , não um status privilegiado que deva ser conquistado.” ( N. Kunc apud Sassaki, 1997, p 123).A educação constrói o homem , seu potencial criador, produtor e de organização social,ela ratifica ou retifica formas de pensar , isto não somente referindo-se aos alunos , mas também aos professores .Desta forma é que a representação que seu professor faz de seu aluno é importante , ela definirá a forma das relações entre eles e dará sentido ás experiências a serem vivenciadas .A representação que o professor tem de seu aluno está intimamente ligada a sua pratica, e deve ser percebida e naõ apenas suposta. Segundo o pensamento de Vygotsky apud Rabelo (1999, p. 20) “ uma pessoa portadora de um defeito não é simplesmente uma pessoa menos desenvolvida que as demais, apenas se desenvolve de forma diferente “.O deficiente em essência é o mesmo,precisa do outro para se socializar e crescer como pessoa e ser humano.Construir seu conhecimento através de sua interação com os demais.Ser capaz como os outros, não da mesma forma, mas com suas limitações, seus desejos, suas frustrações,seus sonhos e sua vontade de ser respeitado como gente que pensa , sofre, ama, sorri, se decepciona e que busca o que todo ser humano deseja, ou seja, ser feliz e aceito por todos.O construir um conhecimento capaz de transformar uma realidade, operando mudanças de forma efetiva considerando as diferenças e as individualidades. É importante dar a atenção necessária a esses alunos para que não os force a seguir pelos caminhos da justiça, dos tribunais e órgãos de defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A perspectiva da inclusão exige o repensar das condições da prática docente e de suas dimensões, bem como de suas repercussões na organização curricular e na avaliação. Considero que colocar o aprender em primeiro plano é ter ferramentas de ensino adequadas como por exemplo o uso de modelos no ensino da química , que permitem o emprego e desenvolvimento de habilidades adequadas tais como: Identificar, comparar, relacionar, interpretar e outras, importantes para que o aluno consiga atingir as competências almejadas. É evidente que o aluno cresce em atividade e dinamismo quando é submetido a uma variedade de situações que consiga superar e, a partir delas, estabelecer novas relações. No ensino como na pesquisa freqüentemente nos deparamos com problemas cujas soluções poderia ser bastante facilitada pela utilização de modelos, onde avanços significativos têm sido alcançados de modelos estruturais, permitindo compartilhar experiências e tendo participação nas mudanças sociais como agente de formação e não apenas transmissor de conhecimentos, cabendo-lhe aprimorar- se profissionalmente.



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