Viva o agora e seja feliz
(Francisco Ferrando)
O passado e o futuro não nos pertencem, o momento sim. O passado é história, o futuro ainda não existe, e o momento é uma dádiva, por isso é chamado de presente.
Seja qual tenha sido o passado de qualquer pessoa, ele, assim como o futuro, não nos pertence. A diferença de um para o outro é que o passado não nos pertence mais, porque já foi vivido e se quisermos, podemos apagá-lo das nossas lembranças. E o futuro não nos pertence ainda, porque não foi vivido, mas podemos planejá-lo, até manipulá-lo de certa forma sua construção, mas o resultado não é garantido, pois o mesmo é incerto, pois o homem não tem domínio sobre o tempo e o imprevisto.
O presente é o melhor momento, pois é nele em que existimos, é o agora. As coisas acontecem no momento presente e nunca no passado ou no futuro. Ele é seu! Por isso, não deixe que as decepções e os aborrecimentos o tornem num passado triste. Não dá pra resolver as inquietações da vida no momento? Culpar o passado não dá mais, pois ele já se foi, então faça o seguinte: o que não dá pra resolver agora, lance para o futuro que ainda não existe e talvez ele se perca por lá ou se resolva e nem volte para o agora. Existem pessoas bem sucedidas que vivem dizendo; “Pensarei nisto amanhã...” Você já deve ter ouvido alguém dizer isto. Ou seja, elas estão livrando seu presente de um fardo para que possa dedicar o momento em que vivem às alegrias e realizações da vida.
Mas lembre-se, isto só vale para as coisas que não se pode contorná-las no momento, não se pode perder a oportunidade de resolver um problema agora e ter um futuro seguro por mera preguiça de resolvê-lo. E se assim o fizer, terá à sua espera um futuro que chegará rapidinho e cheio de coisas mal resolvidas do passado e isto o trará mais aborrecimentos do que o problema agora.
Resumos Relacionados
- Hoje Eu Acordei Triste
- O Presente Precioso
- Autoconhecimento
- A Potência Do Momento Presente (la Puissance Du Moment Présent)
- O Sucesso Está No Equilíbrio
|
|