BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


O PAPEL DA MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NOS... (CONT)
(Édson Roberto Leite; Jussara Pimenta Matos; Leonardo Pujatti; Marlene Alves Dias; Regiane Relva Ro)

Publicidade
Esta metodologia é divida em 7 (sete) etapas, que correspondem ao Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Competências e Habilidades, denominado CVDCH: 1) Identificação dos objetivos visados e dos campos de atuação; 2) Definição do perfil de competências;3) Construção do perfil;4) Validação do documento; 5) Produto final;6) Implantação do sistema;7) Avaliação, validação do sistema e grupo de vigilância.O Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Competências e Habilidades (CVDCH) começa na etapa de Identificação dos objetivos visados e dos campos de atuação e termina na avaliação, validação do sistema e grupo de vigilância. No processo de atualização do projeto pedagógico o ciclo de vida recomeça na etapa final deste processo e continua na primeira etapa, percorrendo todos os itens deste ciclo. A seguir serão definidas estas etapas do Ciclo de Desenvolvimento de Competências e Habilidades (CVDCH). 1) Identificação dos objetivos visados e dos campos de atuação Esta etapa, se constitui na integração empresa-universidade e percorre as seguintes fases: Pela determinação dos objetivos visados e seleção dos campos de atuação para os quais a instituição de ensino quer construir os perfis de competência, servindo também para as empresas; Pelo estabelecimento das relações entre a missão e os desafios da instituição e as aplicações da abordagem por competência (dotação, formação, etc), escolhendo a aplicação que melhor se adapta aos objetivos visados; e, pela obtenção de um consenso entre administradores da instituição de ensino, corpo docente, corpo discente e dirigentes das empresas que participam, direta ou indiretamente, deste processo. 2) Definição do perfil de competências: Nesta etapa, constituem-se grupos de trabalho no processo da empresa-universidade: Grupo de trabalho da universidade: corpo docente, corpo discente e administradores da instituição; e, Grupos de trabalho da empresa: administradores que conhecem as funções requeridas, administradores de Recursos Humanos e profissionais técnicos de áreas específicas. Estes grupos trabalharão na construção do perfil de competências e habilidades e a coordenação deste grupo ficará a cargo da Universidade. 3) Construção do perfil: A construção do perfil deve seguir as seguintes fases: Transpor em termos concretos os desafios da instituição na visão do campo de atuação profissional escolhido; Descrever o conceito de competência escolhido para o campo de atuação propriamente dito: o contexto de trabalho, as responsabilidades e as tarefas, a descrição das competências associadas aos conhecimentos (conteúdo) e aos aspectos técnicos, assim como as competências comportamentais (atributos e qualidades) e, enfim, as normas de qualidade e os padrões de desempenho. Resolver sobre a natureza das competências que devem ser desenvolvidas: o número (não muito elevado, levar em conta somente as competências essenciais, chaves ou estratégicas), o nível de domínio requerido da competência, o tempo de aprendizagem, a forma de avaliação, de validação ou de certificação. Na construção do perfil deve-se ser elaborado um documento antes de recorrer-se aos repertórios de competências. 4) Validação do documento Nesta etapa deverá ocorrer a validação do documento com os dois grupos: empresa e universidade. Nesta validação os grupos devem participar da discussão e documentar possíveis adaptações, correções e sugestões para melhorar o processo de construção e definição do perfil profissional.5) Produto final O produto final deve integrar as modificações sugeridas na validação do documento empresa-universidade. O documento final deverá ser aprovado pela coordenação do curso em questão, que deverá adotá-lo e sustentá-lo plenamente junto ao corpo docente e discente. Neste documento devem constar as competências e habilidades do perfil do egresso, eixos pedagógicos e metodologia utilizada no curso, além das atitudes no processo ensino-aprendizagem.6) Implantação do sistema A implantação do sistema deve seguir os seguintes requisitos: difusão de informações referentes às vantagens do sistema e às fases de sua implantação; avaliação no nível de implantação final, determinando o nível de domínio das pessoas no campo de atuação, medindo as distâncias entre o adquirido e o requerido, e determinando um plano de formação em função das necessidades observadas.7) Avaliação, validação do sistema e grupo de vigilância. Nesta etapa deverá ser criado um grupo que avalie a validade do sistema e que exerça uma vigilância sobre as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas. No grupo de vigilâncias, deve-se enfocar a relação do perfil do egresso com as competências, habilidades e atitudes por campo de atuação.



Resumos Relacionados


- Informações Importantes Para Um Cv

- Avaliação 360 Graus

- Http://suacarreira.blogspot.com/

- O Fator Humano Como Principal Fator De Sucesso Empresarial

- O Rh Como Parceiro De Pessoas: As PolÍticas



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia