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TRANSPORTADORES DE CORRENTE
(Nicoletti; J.R.)

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Os transportadores de corrente são equipamentos construídos em estruturas metálicas rígidas, constituídas por módulos de chapas, que apresentam algumas vantagens comparativamente a outros transportadores, pois, são totalmente desmontáveis e facilmente substituíveis.
O Transportador de corrente apresenta sistema de construção que facilita a remoção do conjunto transportador, quando assim for desejado, em caso de reestruturação do equipamento.
Além disso, deve-se destacar que este equipamento acelera o ritmo de trabalho e racionaliza o processo operacional, possibilitando carga e descarga em qualquer ponto de seu traçado.
Este transportador costuma ser utilizado para produtos granelizados (sólidos). Contudo, a passagem de outros produtos pelo equipamento corre por conta e risco do usuário, perdendo-se assim, o direito à garantia sobre qualquer defeito que vier à ocorrer, advindo do uso não especificado.
Usualmente utilizados para transporte horizontal de carga, o Transportador de corrente pode também transportá-la com um ângulo máximo de inclinação de 14°, podendo receber produto de qualquer outro tipo de equipamento, tais como, silos, tulhas e máquinas de beneficiamento. Possui a vantagem de poder receber carga em qualquer ponto do transportador, além de tratar-se de um equipamento robusto que requer pouca manutenção.
Há facilidade de acesso aos seus elementos, o que facilita sua manutenção, podendo ser facilmente desmontados se houver necessidade de mudança em sua capacidade ou em futura reestruturação das instalações.
Os principais componentes de um Transportador de corrente são: Pé ou módulo de esticamento, laterais, fundo, tampas de cobertura, roletes guia, entradas, cabeça de acionamento e funis de descarga.

Componentes de um Transportador de corrente:
1 - Cabeça:
É fabricada com chapas de aço carbono ou galvanizadas, podendo ser reforçadas com perfis dobrados e parafusados nas laterais, dependendo de seu tamanho. A cobertura da cabeça é fixada nas laterais. Nas extremidades, a cabeça possui uma chapa de fechamento e, na outra, furação para união com o corpo. A chapa de fechamento possui uma tampa articulada, servindo para inspeção e como ladrão nos embuchamentos.
O acionamento é constituído por um motoredutor de eixo vazado, montado diretamente no eixo da roda motriz. Esse eixo é apoiado em dois mancais de rolamento autocompensadores de rolo, que por sua vez, são parafusados à uma chapa estrutural, reforçada e pintada, presa junta a lateral da cabeça. Possui roda bi-partida, que facilita o alinhamento e a manutenção

2 - Corpo:

Construção parafusada em chapa de aço carbono ou galvanizado. Os corpos normalmente são fabricados nos comprimentos de 3m (corpo padrão), 1 e 2 m (corpo de ajuste). Assim como a cabeça, os corpos também possuem uma cobertura fixada através de fechos rápidos. Nas laterais é fixado um perfil que serve de apoio para a corrente no retorno, a mesma desliza e guia-se nos trilhos de polietileno (UHMW), desta forma, obtém-se baixo nível de ruído e menor desgaste da corrente. O fundo também possui trilho de polietileno (UHMW) para apoio da corrente e é parafusado para facilitar a manutenção.

3 - Corpo de ligação com o pé:
É muito semelhante ao corpo de ligação com a cabeça, porém este corpo possui uma das extremidades preparadas para acoplar o pé e o apoio intermediário, possui uma abertura para o fluxo de grão.

4 - Pé:
Construção parafusada em chapas de aço carbono ou galvanizado, tendo o fundo parafusado às laterais. Como na cabeça, em uma das extremidades o pé possui uma chapa de fechamento e na outra furação para a união com o corpo. O pé possui uma roda lisa de retorno da corrente, ela é montada em eixo apoiado em dois mancais de rolamento auto-compensadores de rolos, a vedação dos rolamentos é feita por meio de retentores.
O conjunto eixo - mancal, é montado sobre uma placa de chapa grossa que desliza sobre o trilho, guiada por meio de parafuso esticador, formando um sistema de esticamento robusto e eficaz. Os componentes do sistema de esticamento são em aço carbono ou galvanizados eletroliticamente.

5 - Corrente:
É composta de elos de aço carbono SAE 1045, ligados por bucha e pinos tratados termicamente, possui raspadores de correias para limpeza do fundo das calhas. As correntes adotadas para os Transportadores de corrente devem obedecer aos padrões da norma DIN 8167.



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