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O nome da Rosa
(Umberto Eco)

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Em uma análise pela ótica educacional, a história trata da detenção do poder pelo domínio do conhecimento através da escrita/leitura, em um cenário onde misteriosos crimes são cometidos, com a finalidade de impedir a disseminação do saber. Não se nega a importância da igreja na reprodução e preservação de documentos, e embora se afirme que registros hereges não tinham acesso à sua biblioteca, a história gira em torno do impedimento da leitura de certa literatura existente no mosteiro. Tratava-se de um registro escrito por Aristóteles que poderia trazer mudanças radicais na vida de seus leitores. Falamos, então, do poder de transformação da escrita/leitura e no poder proporcionado pelo acumulo de saberes. Aqueles que buscavam impedir o acesso ao chamado “livro proibido” utilizavam-se do argumento de que se tratava de um registro cômico sobre a verdade pregada pela Igreja, o que banalizaria as coisas espirituais e colocaria em risco o temor ao inferno e consequentemente à fé, já que sem temor, não haveria motivo para se buscar Deus. Teoricamente sua leitura causaria indesejável transformação na vida dos monges, despertando dúvidas que poderiam abalar a fé e criar novos conhecimentos que se oporiam à verdade católica. A questão do conhecimento baseado na fé e do conhecimento baseado no saber científico é algo muito bem retratado na divergência existente entre os personagens oponentes. Enquanto um possuía um saber legitimado e firmava sua concepção de mundo nos filósofos gregos e nos registros científicos, o outro abusava da sua posição de representante da inquisição , submetendo a torturas todos os que ousassem contestar suas verdades ”inquestionáveis” alicerçadas em sua visão distorcida. Ao final, o “herói” resolveu todo o mistério dos assassinatos, enquanto o “vilão” morreu preso à sua verdade mesmo com todos os fatos concretos que a deslegitimavam.



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