A NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES DE HODGE – CAP.1 – PARTE 1
(Hodge; B.J.)
Organizações
Nossa vida cotidiana é afetada em muitos aspectos por organizações, seja no trabalho, escola, religião ou família. Ademais, a maioria de nós trabalhamos em organizações e dependemos delas para nossa sobrevivência, além de que muitos produtos e serviços são necessidades básicas para nossas vidas. Dessa forma, o autor tem o propósito de analisar como as organizações são projetadas, como funcionam e como mudam ao longo do tempo.
Desafios organizacionais
Organizações tradicionais, ricas ou pobres, enfrentam vários desafios. O texto apresenta cinco áreas em que os desafios são enfrentados:
1 – administração das organizações em um ambiente global;
2 – planejamento e estruturação ou reestruturação das organizações;
3 – promoção da qualidade, capacidade e competitividade;
4 – redução da complexidade, aumentando rapidez e reagindo às mudanças ambientais;
5 – administração das organizações com ética e moral.
1 O desafio global
Especialmente no período após a 2ª Guerra Mundial, o ambiente dos negócios sofreu mudanças dramáticas. Dizer que as organizações estão mais preocupadas com o ambiente global dos negócios não expressa a dimensão de tais mudanças.
Empresas que não buscam mercados novos, que não exploram fornecedores potenciais são ultrapassadas e substituídas por organizações com visão mais global.
Um exemplo foi o setor automobilístico dos Estados Unidos da América devido dois fatores globais.
1º) As firmas não perceberam o aumento da quantidade de carros importados como uma ameaça e nem a diferença da qualidade dos produtos e do comportamento dos consumidores.
2º) Devido a pouca experiência competitiva em termos de carros pequenos e combustíveis eficientes, os fabricantes Norte Americanos eram incapazes de competir com os fabricantes de carros japoneses e europeus.
Basta olhar os jornais dos últimos anos para perceber como o mundo mudou em termos de política e negócios. A criação de blocos econômicos reduz barreiras e cria novas oportunidades de negócios, mas também aumenta a competitividade. O ponto principal é que nenhum negócio, grande ou pequeno, pode ignorar eventos ao longo do mundo.
2 Planejando e (re) estruturando
Grandes firmas estão reduzindo seu quadro de pessoal e mudando sua forma de organização.O autor pretende analisar o aspecto do planejamento e reestruturação em várias conjunturas a fim de proporcionar o entendimento porque as empresas precisam agir dessa forma e o que podem esperar dessas ações.
3 Qualidade, capacidade e competitividade
Poucos assuntos tiveram mais atenção na imprensa empresarial nos últimos anos que a administração da qualidade total, que envolve fatores de hierarquia de funcionários.Funcionários passam a ter responsabilidade com monitoramento de qualidade. A qualidade de produtos e serviços é fator imperativo para a empresa manter-se competitiva.
4 Complexidade, agilidade e responsabilidade
A complexidade dos negócios e o rápido avanço tecnológico faz com que as informações sejam mais rápidas também. Empresas precisam gerar informações na hora certa para as pessoas certas de modo oportuno, um exemplo é o controle de inventários através do JIT.
5 Administração com Moral e Ética
O comportamento ético nas organizações deve ser praticado consistentemente e permanentemente.
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