BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


INTRACOMUNICAÇÃO
(Roberto Pierre Rigaud)

Publicidade
continuação do artigo anterior.

Através de um bom ciclo de comunicação alinhada a outras ações que possam trazer a motivação individual, passaremos a ter qualidade na mão-de-obra. Claro que o cliente externo passará a observar as mudanças através da qualidade do atendimento, nos prazos de pagamento, na entrega dos produtos etc. Não posso afirmar que as mudanças oriundas das ações da Comunicação Interna são de marketing, não posso atribuir ao marketing tais mudanças. Vocês podem me falar "São estratégias de Marketing para fidelizar o cliente externo". Marketing se preocupa nas estratégias do mercado externo para poder posicionar-se através do já conhecido mix de marketing (preço, produto, praça, promoção).
Já implantei ações de Marketing Interno em algumas organizações juntamente com o setor de marketing, foi um desastre. Ministrei cursos, orientei, formei comitê executivo, fiz de tudo, e de nada adiantou. Não vou generalizar, alguns gestores de marketing até que se saíram muito bem.
Na verdade há e um certo impacto psicológico, quando falamos em Marketing Interno nossas mentes se voltam ao marketing e passamos a respirar marketing.
Marketing se observada de forma pragmática, a palavra assume sua tradução literal: Mercado.
Pode-se, então, afirmar que Marketing é o estudo do mercado.
Marketing é uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (FRAGA, Robson, 2006).
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).
A Comunicação Interna são as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. A Comunicação Interna é responsável por fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação.

Até breve.
Abraços
Prof. Roberto Pierre Rigaud



Resumos Relacionados


- Mrketing Na Internet

- Marketing Em Pessoa

- Princípios De Marketing

- Um Framework Para Gestão De Marketing

- O Que É Marketing



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia