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Sobre o trabalho em equipe
(Myrna Costa)

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Recentemente, li alguns artigos que conseguiam traduzir com objetividade e clareza a grande "pendenga" do trabalho em equipe. Essa é uma questão que certamente assombra as mentes dos gestores. Afinal, os sábios sabem que o alcance das metas, ou seja, a equipe eficaz é uma equipe afinada.O primeiro problema é a confusão que as pessoas fazem entre setores e equipe. Se partirmos de ponto já demos um pequeno passo para chegar um dia a ter uma equipe de sucesso.Setor é são pessoas, que compartilham o mesmo interesse ou não, que trabalham na mesma área. Essa pessoas podem ocupar o mesmo espaço físico ou não. Aí já temos a dica para o conceito determinante que vai nos indicar se temos apenas um setor ou equipe: MESMO INTERESSE, objetivo comum. Se você vê um setor, que deixou de lado suas singularidades, a pessoalidade, o individualismo, você começa a olhar pela primeira vez para o que pode ser chamado de equipe.Pessoas são diferentes, tem habilidades completares, cada um é especialista em uma área e cada uma dessas particularidades, deve ser respeitadas, compreendida e trabalhada em prol dos interesses da Organização.Hoje vou falar de uma das ferramentas que atua como facilitadora do trabalho em equipe, a administração dos conflitos.Em um artigo do autor André Dametto, ele separa conflitos em duas classes, aqueles que podem contribuir para o desenvolvimento da organização e aqueles que não servem para nada, só para ruir com o clima organizacional. Como podemos tratar mais dos construtivos:1º Saber analisar quando as partes chegaram a um conflito por interesse na melhoria da empresa, ou se o interesse é o ataque pessoal2º Se o interesse é pessoal, é o momento de analisar o nível de profissionalismo das partes, se os dois podem voltar a focar seus objetivos na dissolução do problema pessoal, para voltarem mais concentrados para atender aos interesses da organização3º Uma vez que o conflito em análise for produtivo para empresa, é o momento de estabelecer a abordagem. O correto é atacar o problema e não a pessoa. Através da negociação torna-se mais fácil conseguir soluções em conjunto, não apenas eficazes, mas também eficientes.Lembre-se: Minar o clima entre as pessoas é um passo em falso para o desenvolvimento da organização. Muitas vezes criamos uma imagem ilusória de funcionários que fazem "espetáculo" sobre suas ações, atitudes e até mesmo quando se deparam no meio de um conflito. Mas quando uma pessoa repete sempre o mesmo tipo de comportamente, é fundamental para os rumos da organização repensar se essa pessoa é realmente capaz, afinal a maior habilidade da atualidade é a comportamental (dentro desta se encontra a interpessoal).Fique atento!



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