Herpes – Continuação
(Carlos Rossi; ?Mega Arquivo; EPM)
Herpes – Continuação
Como vimos há alguns capítulos atrás, trata-se de uma infecção causada pelo vírus do herpes simples. Apesar de grande parte da população ser portadora de tal vírus, a maioria não apresenta o herpes propriamente dito. Fases:
A) Seus tipos são labiais e genitais. No estágio inicial a pele coça e arde, forma-se inchaço peque no, avermelhado com bolhas, normalmente dolorosas.
B) As bolhas se rompem e juntam-se, formando uma ferida com secreção. Nesse período o vírus pode ser transmitido com muita facilidade. A ferida seca, formando cascas e finalmente cicatriza.
C) No labial, o contato direto de outra pessoa com a ferida torna possível a infecção, devendo o beijo ser evitado. No genital, o contato com quem possui o vírus ativo com bolhas e feridas com secreção permite o contágio e a infecção.
D) Cuidados » Lavar sempre as mãos antes e depois de tocar a lesão. Deve-se evitar furar as bolhas e arrancar a crosta da ferida. A secreção transmite o herpes. Não tocar os olhos nem nariz sem lavar as mãos.
E) Recorrência – Ambos, labial e genital, reapacem.
F) Por quê volta? Ainda não foi exatamente esclarecido o que faz com que o vírus volte a se manifestar e provoque novas lesões. O fato é que as recorrências ocorrem e são precedidas de sintomas de advertência como ardor e coceira e no mesmo local onde a pessoa teve a primeira lesão. Situações de stress, tensão, menstruação ou esgotamento físico e febre podem provocar uma recorrência. Um estudo científico provou ser possível retardar a recorrência em até 5 anos, fazendo uso contínuo de medicamento apropriado durante esse período.
G) O herpes zoster é uma doença causada por outro tipo de vírus, o varicella zoster (uzv) e é também conhecido como cobreiro e ocorre somente em pessoas que já tiveram catapora e suas lesões acompanham o caminho de 1 nervo do corpo. É altamente contagioso, não devendo ser tocada as lesões e se o fizer, lavar bem as mãos. Aparece inicialmente como uma erupção cutânea com pequenas bolhas em linha. Após uma semana secam e formam crostas. Após a cicatrização pode perdurar uma dor incômoda.
H) Reativação do vírus – Fatores de redução nas defesas do organismo. Mas já existem tratamentos que reduzem a dor e a extensão das lesões. Em quaisquer casos procurar auxílio médico.
Fonte de pesquisa: relatório da Escola Paulista de Medicina
Resumos Relacionados
- Herpes
- Herpes Labial E Herpes Genital
- Herpes - Saiba Conviver Com Ele
- Herpes Genital
- Herpes
|
|