Curtiss-Wright P-55 Ascender
(E.R. Hickel)
Caça monoposto XP-55. Aeronave experimental de
configuração canard e motor atrás "empurrando", o XP-55 foi projetado em resposta
a especificação R-40C de 1939 da USAAC para aeronaves não convencionais. As asas
eram em ângulo para trás e com lemes nas pontas (a aeronave não tinha leme na
cauda). O motor original deveria ser um P&W X-1800, mas este não estava
ainda disponível e assim, um Allison foi instalado nos protótipos. Apenas três
protótipos construídos e o primeiro vôo ocorreu em julho de 1943. Os testes
continuaram em 1944, porém devido a constantes problemas de estabilidade e pouca
velocidade o projeto foi cancelado. O modelo XP-55 tinha um motor Allison V-1710-95 com 1.275HP de potência. A envergadura era de 13,42m e o comprimento de 9,02m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.590Kg; atingia a velocidade máxima de 628Km/h, com alcance de 1.020Km e teto de 10.540m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 12,7mm (calibre .50).
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