A ARTE DA GUERRA
(Sun Tzu; Thomas Cleary (tradutor))
O Mestre Sum, seguido por Pan Bin, debate com seus guerreiros em 1.500 a.C. sobre as estratégias de guerra em treze capítulos:
"Avaliações estratégicas" - SUM - A ação militar é Vida ou Morte das Nações. Li Quan: é nefasta se leviana. Du Mu é a sobrevivência. Jia Lin: O Caminho (TAO) é o ajuste para a Vitória. Yaochem: A vida ou a morte ao conduzir a batalha. SUM - avalie as cinco coisas - modo, clima, terreno, liderança e disciplina. Du Mu: examine tudo nos quartéis. Cao Cao: avalie antes. Wang Xi: A Tropa, o inimigo, os perigos, castigos e recompensas. Zhang Yu: liderança e disciplina. Wang Xi: harmonia do povo. SUM - TAO é povo e líderes. CAO CAO: perigo na desconfiança. Zhang Yu: justiça. Du Mu: humanidade e justiça. Jia Lin: concorda como mestre. SUM: Clima são as estações do ano. Terreno é distâncias, movimentos e segurança. SUM - liderança com inteligência. Os guerreiros discípulos do Mestre SUM prosseguem neste livro com mais doze análises das estratégias.
"A batalha" - conhecer ao inimigo e a si.
Planejar o Assédio - para vencer sem lutar.
"Formação" inescrutável, para chegar à não forma.
Força, como a água. Domínio da energia para ímpeto.
Vacuidade e Plenitude - Yin e Yang. Ser flexível.
Luta armada - só após estudo e preparo.
Adaptações: não vá além da sua capacidade.
Manobras Estratégicas. Estar alerta na espera. Respeitar o inimigo. Ser solidário com sua tropa.
O Terreno - começar com cautela é final feliz.
Nove tipos de Zona - não é só físico. Também é psicológico, social, filosófico.
Ataque com Fogo - Arma é instrumento de desgraça. Só usar para o bem.
O Uso de Espiões - Cinco tipos (local, infiltrado, reverso, vivo e morto).
Comentário de Mário Sanchez - Pan Bin no futuro é o melhor comentador de Sun Tzu. Eu aceito que Sun Tzu é Simeon Tson (filho de Simeão da Bíblia) que mudou para a China em 1.500 a.C. com um Filho de Levi (Lao Tse ou Levy Tson). Estes textos foram com Marco Pólo para a Itália, onde Maquiavel os adapta para seus "Conselhos ao Príncipe". Montesquieu repassa aos Reis da França e um nobre, July, com eles redige os "Diálogos de Mefisto" (Maquiavel e Montesquieu no Inferno planejam a vinda de um Grande Ditador). O general Kolchak converte em uma acusação aos Bolchevistas esses Planos Satânicos e depois Hitler os apresenta como Protocolos para acusar aos Judeus e justificar o extermínio.
É bom ter uma noção histórica desses maus usos de conhecimentos.
Resumos Relacionados
- Sun Tzu - Arte Da Guerra
- A Arte Da Guerra
- A Arte Da Guerra
- A Arte Da Guerra (capítulo I - Estudos Preliminares)
- Resumo De: A Arte Da Guerra
|
|