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Grumman F7F Tigercat
(E.R. Hickel)

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Caça-bombardeiro naval bimotor monoposto F7F, de 1944. Em 1941 iniciaram-se os estudos para um novo caça-bombardeiro naval para equipar os porta-aviões da classe Midway, e a autorização para desenvolvimento de protótipos foi emitida em 30 de junho daquele ano. Para a aeronave, que deveria ter excelentes desempenhos, a Grumman optou por uma configuração tradicional com uma visão particularmente aerodinâmica. Os dois motores foram instalados nas porções medianas das asas e o trem de pouso era triciclo retrátil (primeira vez que este dispositivo equipava uma aeronave naval). Além do armamento para ataque/defesa, a aeronave podia transportar uma carga de até 900Kg de bombas ou então um torpedo. Mesmo antes de completados os testes, a Grumman recebeu uma encomenda para produção de 500 aparelhos para os Fuzileiros Navais, porém o fim da guerra chegou antes da entrega dos aviões. O Tigercat foi largamente utilizado após abril de 1945 (F7F-2/3/4N), inclusive como caça biposto, tendo sua carreira encerrada no início dos anos 50. O modelo F7F-1 tinha dois motores Pratt & Whitney R-2800-27 com 2.100HP de potência cada. A envergadura era de 15,75m e o comprimento de 13,82m. Suportava peso máximo de decolagem de 10.500Kg; atingia a velocidade máxima de 685Km/h, com alcance de 2.370Km e teto de 11.100m. A aeronave estava armada com quator metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) mais quatro canhões de 20mm e podia carregar até 900Kg de explosivos.



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