BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Crise global de alimentos
(Janaina Marques Storti)

Publicidade
Crise global de alimentos


       A preocupação com uma possível falta de alimentos, e a elevação do preço dos mesmos em até 40% á nível global, percentual esse divulgado pela F.A.O (Fundo das Nações Unidas), têm permeado os debates entre organismos internacionais e lideres mundiais.
         O fato da escassez de alimentos, já está sendo tratado pelas Nações Unidas, como uma crise global real, que deve ser combatida, para que evitemos o aumento da pobreza e da miséria, que é sabidamente terreno fértil para agravamentos de conflitos, como os presenciados atualmente no Haiti, Indonésia, Camarões e Egito.
         A crise alimentar já vem dando sinais a alguns anos, e fatores como, o desenvolvimento econômico de alguns países, entre eles o Brasil, a China, e Índia,  teve como  conseqüência  aumento de consumo. Outro fator apontado é a utilização de grãos para a fabricação de biocombustiveis, que é o caso dos Estados Unidos que utiliza o milho para esse fim. Já o Brasil é criticado pela troca de lavouras tradicionais pela cana de açúcar.
         Soluções para o problema mais imediatistas, consistem em cobrir um déficit de 500 milhões de dólares no programa alimentar das Nações Unidas,  para atingir as necessidades emergenciais, como também de programas de financiamento para o aumento da produção.
         O problema no entanto, deve também ser tratado a médio e longo prazo, e questões como mudanças climáticas, monitoramento do comercio de alimentos, utilização de grãos para a produção de biocombustiveis, e impasses relativos aos subsídios agrícolas, devem ser encarados.



Resumos Relacionados


- Http://tinyurl.com/4hyvgb

- Biocombustível A Melhor Opção?

- Http://g1.globo.com/noticias/economia_negocios/0,,mul445219-9356,00-on

- História Da Onu

- O Etanol.



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia