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O CAÇADOR DE PIPAS
(KHALED HOSSEINI)

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O caçador de pipas, Khaled Hosseini

O Caçador de Pipas é uma obra literária, classificada como romance, por apresentar em seu     contexto alguns princípios básicos, tais como:
- a verossimilhança;
- o retrato direto da realidade em seus elementos históricos e sociais;
- a linearidade narrativa;
- a tipificação social (indivíduos que representam classes sociais);
- construção ficcional de um mundo que deve dar a idéia de abrangência e totalidade. 

O romance tem para nós um valor quase documentário, haja visto que o campo do romance moderno, quando se propõe servir como documentação da vida humana é muito mais amplo. Ele tenta fixar, sobretudo, o aspecto atual do fenômeno que mostra a luta que se trava em quase todos os países entre as massas e a classe dominante. Como estes elementos contam com o poder político organizado, essa luta se apresenta principalmente como política. E o romance tem a função de retratar essa realidade, a luta pelo poder, as transformações reacionárias operadas na própria organização política da sociedade, por meios artificiais, como tentativas violentas e desesperadas de defesa, e ainda o aproveitamento desonesto das forças e idéias das próprias massas, pelos mesmos políticos da classe dominante, visando desviá-las de seus objetivos e impedir a transferência do poder. Torna-se cada vez mais um prolongamento ou uma continuação da vida que uma simples fuga pela imaginação. Por isso, é um romance sobretudo dinâmico, envolvendo ação no duplo sentido - no que nos vem da tradição romanesca e no que se refere à própria vida - afastando-se muito dos quadros estáticos do romance retratista ou paisagista, apesar de objetivo, como "espelho da vida".

A SURPRESA
A imagem que permeia nossa mente quando se fala em Afeganistão nada mais é do que apenas um país árabe conturbado pelo fanatismo religioso e por todas as suas repercussões e consequências. Até a leitura de O CAÇADOR DE PIPAS tantos fatos descritos no romance eram desconhecidos por falta de necessidade e curiosidade mesmo, principalmente por estar tão distante de nossa realidade social, por sermos ocidentais, nascidos em outro continente, completamente díspares das estruturas vigentes no mundo islâmico.
A função de um livro é entreter e proporcionar momentos agradáveis ao leitor através de narrativas ficcionais / verossímeis. Entretanto, o livro tem uma função social, crítica e reflexiva, quando estimula o leitor à pesquisa sobre os fatos descritos na diegese. É complicado para nós entendermos as diferenças entres Sunitas e Xiitas, a posição da mulher no contexto árabe, o fervor religioso que mobiliza o surgimento de homens-bomba, as rixas e diferenças entre Israel e os países que professam sua fé em Mesquitas ou mesmo o cotidiano e suas diferentes cores, roupas, alimentos, cheiros, entre outros.

O CAÇADOR DE PIPAS me instigou a ponto de me interessar pela história do Afeganistão e acredito que tenha causado essa mesma impressão nos milhares de leitores dispersos pelo mundo. Por se tratar de um romance, ganha ainda mais peso e repercussão, nos colocando próximos não apenas com a imagem e a realidade de um país que desconhecemos, mas abrindo as cortinas e nos permitindo ver aquilo que está presente na cabeça e até mesmo no coração daquele povo através de suas personagens.

A princípio a história se apresenta sem grandes novidades. No entanto, ganha expressões sentimentais tão intensas, nos aproximando das personagens, justamente por representar as mesmas angústias e sentimentos humanos, cabíveis a qualquer ser humano, susceptível a erros e acertos ao longo da existência humana. O romance tem esse poder de universalizar e explorar justamente as características que nos tornam mais próximos enquanto seres humanos.



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