Maktub
(Paulo Coelho)
Maktub – Paulo Coelho
Resumo de Lual
Esta é uma obra resultante de vários textos interessantes publicados em jornais de S. Paulo de 1993 a 1994.
Apresenta a filosofia de vida de diversas culturas, levando o leitor à reflexão de sua própria vida.
Um viajante diante de uma casa no meio do mato, próximo de Cabo Frio, Rio de Janeiro, lembra que já esteve ali antes. Uma casa de cacos de vidro – uma bela obra de arte. O seu dono sonhou com um anjo, ordenando-lhe que fizesse uma casa de cacos. Ele a construiu e, em 93, quando colocou o último caco morreu.
O viajante faz uma reflexão sobre toda a sua existência como a casa de cacos, de pedaços de tudo que passou. Tenta compreender sua própria construção espiritual – Maktub é uma dessas construções, que em árabe significa “está escrito”. Nela, se encontram as metamorfoses da vida, ensinamentos, experiências: É preciso assumir as responsabilidades e conscientizar-se de que “Deus costuma agir como eco de nossas ações”. Se continuamos vivos é porque ainda não chegamos onde deveríamos - ainda há uma tarefa para realizar.
Não devemos nos preocupar com os maus pensamentos. É só não realizá-los. Porém o melhor é evitá-los. E é importante saber que Deus vive onde O deixam entrar. A vida espiritual como fogo que arde ou luz que ofusca compete a cada um buscar e viver. Essa busca é um desafio. Quem a usa como refúgio, engana-se a si mesmo. Entendeu que a experiência não significa isolamento: “O amor de Deus é tão grande que precisa ser dividido”.
Difícil é lidarmos com um mal hábito, mas quando ele exige novas atitudes, conscientizamos-nos de que não vale o esforço.
As oportunidades são para serem aproveitadas: “A cada dia, o seu milagre.” As pontes que conduzem a Deus: o amor, a fé e a oração. Cada um se aproxima de Deus conforme as circunstâncias. A esperança nos conforta, renovando as nossas energias. Quem tem Deus, tem tudo. É importante obedecê-lo.
Viva como se fosse morrer amanhã. Precisamos valorizar as atitudes simples e expontâneas – só quando perdemos algo e o recuperamos é que entendemos o seu valor. Quem perdoa, lava e perfuma o próprio coração. Amar não é dar ou receber, é participar. , Devemos amar sem esperar recompensas pois a energia do amor transforma o universo a nossa volta.
Não devemos nos preocupar tanto com o que os outros pensam de nós – relaxemos. Faça acontecer um dia diferente na sua vida.
Quando se quer romper com o passado é preciso se desnudar totalmente dele. Caso contrário, terminamos dilacerados por ele. Não devemos ter medo da felicidade. Às vezes, é necessário vencer o medo e avançar. Se vencermos o medo, estaremos caminhando para a liberdade. Enfrente o caminho escolhido com coragem e muita fé. Somos seres em ação constante – é assim, que construímos e transformamos o mundo.
O nosso corpo é o templo do Espírito Santo – devemos respeitá-lo. Faça da oração um hábito, pois ela fortalece a fé e estará também, criando um laço mais íntimo com o mundo espiritual.
Em nome da Verdade, os homens cometeram os piores crimes; porém um deles foi crucificado, deixando a grande definição da Verdade: “- Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo. 8: 32).
Precisamos reagir diante das circunstâncias da vida. Se você conserva o que é velho, o novo não tem espaço para se revelar. Reflita em: A palavra é poder. As palavras transformam o homem – o mundo.
Uma das mais difíceis tarefas é perdoar o próximo. Realmente não é fácil. Mas é bom saber que o ato de perdoar limpa o plano astral, e nos mostra a verdadeira luz da Divindade.
Sábio é aquele que ao invés de matar suas paixões, consegue controlá-las. Se está insatisfeito com alguma coisa - Pare! Se algo não anda bem – Mude de rumo! Exercite o silêncio e a oração para ter uma decisão mais clara – No final, tudo se resolve. Não devemos ultrapassar os nossos limites. Quem é humilde é sábio – o tolo crê ser maior que seu próximo.
O amor é digno, grande e sublime. Não devemos ter vergonha de manifestá-lo.
Jesus escolheu o pão, representando o seu corpo, porque era o elemento que melhor simbolizava a sua passagem aqui: fruto da terra e do trabalho do homem.
Cada caminho é único - escolha o seu e vá até o fim. Cada um sabe o que faz, como melhor desenvolver a sua tarefa. Não se transmite os conhecimentos da fé como os de matemática – aceitemos os seus mistérios, e o universo se revelará. Escreva! Pois é importante, porque ajuda a organizar o pensamento e perceber melhor o que nos rodeia – “a palavra tem poder”. É também, uma arma terrível e covarde. Ela se manifesta, conforme pensamos. Aí, entra o poder da mente. E esta pode superar os maiores obstáculos.
Quando você consegue rir dos seus problemas é porque está amadurecendo. Quanto mais íntimas são as pessoas, mais elas se agridem – é a natureza humana
infelizmente.
É necessário equilibrarmos a nossa vida sem nos distanciarmos de Deus, pois precisamos Dele em tudo. Ele está em todo lugar, nos momentos tristes e alegres da vida. O Senhor nos contempla continuamente.
Resumos Relacionados
- O Chamado Do Universo,
- Valores Sociais Atuais Transformados Por Jesus
- Divas No Divã
- A Renuncia,a Santidade E O Amor,voce Precisa Ter Em Sua Vida!!!
- O Poder Da Mulher Que Ora
|
|