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Desenvolvimento econômico brasileiro
(Argemiro Brum)

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    A partir de 1945, experimentou um período de grandes transformações em virtude da presença constante do Estado no mercado produtivo e no mercado de trabalho. Até então, as empresas e os sindicatos eram fracos e desorganizados, pois lhes faltava os recursos e investimentos necessários ao desenvolvimento da indústria nacional.
    O novo modelo era constituído de um Estado intervencionista que praticava uma política de substituição de importações visando estimular o mercado interno nascente.
 Muitos fatores contribuíram para o estabelecimento da indústria no país, são eles:
a)    A nova demanda criada no mercado interno
b)    Os recursos financeiros provenientes do setor agro-exportador, no caso, do café.
c)     Muitos fazendeiros e imigrantes tornaram-se capitalistas e empresários.
      Na primeira fase do processo, os empresários passaram a produzir artigos de primeira necessidade visando atender as necessidades imediatas da população, tais como: vestidos, alimentos, bebidas, etc. Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro lideraram o processo porque existiam, com fartura, os capitais acumulados com a economia cafeeira.
     A restrição nas importações e o crescente nível de exportações de alimentos para os países envolvidos na primeira guerra mundial permitiram a criação de superávits na balança comercial.
      Esses superávits, se bem empregados, poderiam ter alavancado investimentos em setores prioritários tais como: infra-estrutura, educação, etc. Mas, Dutra, o presidente do país no período, desperdiçou tais recursos com impostações de bens supérfluos e tecnologia arcaica.
     Vale salientar, entretanto, que foi formulado, durante o governo Eurico Gaspar Dutra (1946-1950), o Plano Salte visando resolver questões setoriais, mediante adequado ordenamento orçamentários. Ele era modesto em suas pretensões, mas tinha objetivos de grande alcance para a época. Foi o primeiro ensaio de planejamento econômico realizado no Brasil. Suas prioridades eram: saúde, educação, transporte e energia. Os recursos provenientes a sua execução eram de cunho externo e de receitas tributárias federais. Foi cumprido parcialmente, mas em 1952 estava quase totalmente desamparado.



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