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Retorno Ao Lugar Público
(José Agrippino de Paula)

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O relançamento do romance Lugar Público, de José Agrippino de Paula (Ed. 2004) pode ser considerado como ainda produto do interesse a respeito da década de 60 e a consagração de manifestações controversas do período, tais como a arte Pop e o tropicalismo. No entanto, permanece ainda um texto de vanguarda.
Menos badalado que seu sucessor PanAmérica, Lugar Público, escrito por um jovem estudante de Arquitetura e prefaciado por Carlos Heitor Cony, jornalista e escritor que despontava para a luta contra a ditadura, apenas tangencia temas políticos. Em meio a uma cena de sexo, o narrador mistura um comentário político: ?O seu país estava sob um regime fascista e os católicos e burgueses festejavam nas ruas jogando papel picado dos prédios? (Agrippino de Paula, 2004, p. 70).
Romance de arquiteto, em Lugar Público não há muita preocupação com a arquitetura do romance. Além disso, o espaço público é o espaço da degradação por excelência do grupo de amigos com nomes históricos ou bíblicos que convive com o narrador: Napoleão, Cícero, Moisés, Bismarck, Goering, Péricles, Isaías, o próprio Papa Pio XII. Um tema recorrente é a homossexualidade, utilizada como elemento que produz choque: o papa Pio XII, em determinado momento, fecha-se num mictório de banheiro com um colega. O texto agrega descrições minuciosas de atos cotidianos como urinar ou escrever com um material onírico que, surgindo em meio à narrativa, impede que ela se dê numa sucessão lógica ou contínua de acontecimentos.
Frustradas as esperanças num projeto coletivo da fase anterior, em que Agrippino entrou na faculdade e Brasília acabava de ser construída, fixado o pessimismo com a humanidade dado o contexto da ditadura militar, restou a sobrecarga de intenções e experimentos com que Agrippino retalha e tortura os espaços e personagens que descreve. O personagem interage com o grupo de amigo



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