Classificação DE NAVIOS GRANELEIROS
(Nicoletti; J.R.)
De acordo com o Lloyd’s Register, órgão classificador internacional de navios sediado em Londres, os navios graneleiros são agrupados de acordo com intervalos de capacidade de carga, adotando-se quatro grupos, em ordem crescente de volume de carga, ou seja “Handy-Size” , “Handymax”, “Panamax” e ”Cape-Size”.
A capacidade da frota mercante é medida em “Dead Weight Tonnage – DWT (ou tonelagem de peso morto), que é a medida do peso que o navio está projetado para transportar (carga, passageiros, mantimentos, combustível, água etc.). O DWT é igual à diferença volumétrica entre o deslocamento de água do navio em calado de carga (totalmente carregado), e o deslocamento em calado de balastro (que inclui o peso do casco, o equipamento, o maquinário e caldeiras. Resumindo, a tonelagem de peso mortoindica o peso de um navio, considerando a carga máxima permitida a bordo, incluindo combustíveis, tripulação e seus pertences, mantimentos, óleos, tanques de água etc. O termo “DWT” pode ser chamado também de “deslocamento carregado” ou “deslocamento máximo”.
Tipos de navio, de acordo com a terminologia usual para os navios graneleiros, em função da capacidade de carga:
HANDY-SIZE: de 20.000 DWT a 34.999 DWT;
HANDYMAX: de 35.000 DWT a 49.999 DWT;
PANAMAX: de 50.000 DWT a 79.999 DWT;
CAPE-SIZE: maior que 80.000 DWT.
O termo “panamax” designa os navios que possuem tamanho máximo aceitável para transitar através das eclusas do Canal do Panamá, as quais limitam a largura em, aproximadamente, 32,3 metros, o comprimento em 275 metros, e a profundidade (calado), em 12 metros.
O termo “cape-size” está relacionado com a grande largura ou profundidade de navegação exigidas por esses navios, que excedem os limites das eclusas dos canais do Panamá e de Suez. Esses navios possuem duas rotas típicas: a primeira, do Oceano Atlântico para o Oceano Pacífico (ou vice-versa), contornando a América do Sul via cabo Horn; e a segunda, do Oceano Atlântico para o Oceano Índico (ou vice-versa), contornando a África via Cabo da Boa Esperança.
Os navios “cape-size”, por exemplo, são os que realizam o transporte de minério de ferro do Brasil para o extremo oriente. O maior exemplar desse tipo de navio é o “Berge Stahl”, maior navio graneleiro do mundo, com 343 metros de comprimento e 63 metros de largura, capaz de receber até 364 mil toneladas de minério de ferro. O carregamento desse navio, no terminal da Companhia Vale do Rio Doce – CVRD, no Porto de Ponta da Madeira, em São Luis, no Maranhão, foi objeto de publicações em revistas internacionais.
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