O Matuto
(Zibia Gasparetto)
Um matuto de um lugar ermo, recebe de repente a visita de um advogado desconhecido, que fala que sobre seu pai e a família de sua mãe, a qual êle nunca conheceu, e fala sobre uma herança a receber, dizendo que através de uma procuração, podia representá-lo no recebimento desta, sem nenhuma preocupação para Êle.
No entanto, o matuto, resolve ir pessoalmente, no lugar onde o advogado citou, para verificar o que existe a respeito, pois tinha total desconhecimento da origem de seu pai, que nunca lhe falou nada a respeito de sua vida em outro lugar. Chegando à cidade grande, o advogado o instala em um hotel de luxo e procura fazer com que êle não entre em contato com seus parentes para o manter isolado, mas, o matuto, por sua conta procura um endereço que lhe tinha sido fornecido pelo advogado e lá chega em uma casa luxuosissima, onde conhece sua prima, seu primo e seus tios.
Seus tios são gente rica e esnobe, que tinham interesse em pegar sua fortuna e o tentam enganar, enquanto que sua prima, gosta dêle e se torna sua amiga, apresentando uma amiga sua que também se torna sua grande amiga. Já seu primo, é jogador inveterado, filhinho de papai, que não trabalha e vive as custas do pai e não se interessa por nada, só pelos jogos de apostas em cavalos.
A sua prima e a amiga desta, o alertam para sobre o advogado inescrupuloso e êle então, convidado pelo tio e tia, que pensavam em enganá-lo, para ficar com sua herança, lhe tinham falado para se hospedar com êles, vai residir na mansão, deixando o hotel, sem que consultar o advogado.
Em pouco tempo, como era muito inteligente, o matuto se torna conhecido na alta sociedade local e começa a ser convidado para festas, por curiosidade geral, e começa a se destacar pela sua franqueza e bom caráter, surpreendendo todos que dele se aproximam, pensando em encontrar uma pessoa idiota e, ao contrário, êle se sai bem das mais diversas situações, conseguindo inúmeros amigos em todos os lugares em que vai, sendo a sensação geral.
No entanto o seu advogado, que tentava por todos os meios, fazer com que fosse assinada uma procuração por êle, é surpreendido ao ser notificado que a procuração não seria assinada e que seria contratado para o representar, sob suas condições, tendo este aceitado, por ser inimigo de seu tio e não querer que a fortuna fosse parar em outras mãos que não do matuto, já que ela não seria sua.
Como lhe foi contado uma história, de que seu pai abandonou sua mãe, de repente e sumiu, sem deixar rastro, por motivo ignorado, o matuto, resolveu contratar um detetive para investigar o que tinha acontecido no passado, tendo encontrado um detetive jovem e honesto que contratou.
Neste meio tempo, tendo descoberto que era dono de uma imensa fortuna, resolveu aprender a ler, pois era analfabeto, no que foi ajudado pela prima e pela amiga desta, tendo com ela um relacionamento e por isso a pedido em casamento, por se sentir culpado.
No entanto o detetive investigando, descobriu o motivo do insulamento de seu pai, dizendo para o matuto que alguém tinha falado para seu pai que sua mãe o estava traindo, mas estava desconfiado que isto tinha sido inventado por alguém e que procuraria descobrir e investigando soube que quem tinha inventado a história era o tio dele, para administrar sua fortuna e assim, aos poucos se adonar dela, sem que ninguém soubesse, pois estava arruinado, por ser que como seu filho, jogador inveterado.
No final, com seu carisma e inteligência, o matuto, recupera seu primo, encontrando um bom emprego para êle e fazendo com que êle deixe a vida desregrada, descobre que ama e é amado pela mulher com quem se casou, seu tio, descoberto, tem um derrame cerebral e fica sem movimentos e sua tia se torna sua amiga, pelos cuidados que dispensou ao tio, perdoando-o.
Então, numa sessão espirita, numa casa de uma nova amiga, é desvendado toda a trama do seu passado e qual foi o motivo de êle e seu pai terem se afastados e ido morar em um lugar, sem conforto e isolados do mundo.
Resumos Relacionados
- O Matuto
- Zé Gambá
- Morte No Nilo
- Um Sonho Possivel
- Batalha Solitária .
|
|