Disseminação. BHABHA, Homi K.. In: Local da Cultura
(BHABHA; Homi K..)
BHABHA, Homi K.. Disseminação In: Local da Cultura– O Tempo, a Narrativa e as Margens da Nação Moderna. TEMPO DA NAÇÃO (198-207)
Implícita, ou explícitamente, Homi Bhabha se apropria da noção de “disseminação”, de Jacques Derrida. A “Disseminação” derridiana é, de acordo com Terry Eagleton:
um oscilar constante, uma contínua difusão e derramamento de significados (...) que não pode ser facilmente contida nas categorias estruturais do texto, ou nas categorias de uma abordagem crítica convencional do texto (EAGLETON, 144)
O objetivo de Bhabha é elaborar uma descrição de estratégias de identificação cultural e de interpelação discursiva, as quais funcionariam em nome "do povo" ou "da nação". Ambos seriam utilizados como objetos de narrativas sociais e literárias, nas quais se narraria a naçao moderna.
A perspectiva crítica de Bhabha é abertamente uma contraposição ao historicismo, este produziria uma “equivalência linear entre evento e idéia (que) dá significado a um povo, uma nação ou uma cultura nacional enquanto categoria so ciológica empírica ou entidade cultural holística . (200)”
A atenção do pensador indo-americano, professor da Universidade de Harvard, nos EUA, é com a experiência da diáspora e da migração e como a narrativa desta experiência complexifica a narrativa da nação moderna, com seu tempo homogêneo e vazio.
Entre os principais conceitos desenvolvidos por Bhabha estão os de Pedagógico e Performativo, ambos constituem, de modo dialógico e não dicotômico, o tempo-duplo da modernidade da nação. O pedagógico atribui ao discurso da nação uma “autoridade que se baseia no preestabelecido ou na origem histórica”, enquanto o performativo é o espaço da diferença cultural (não do pluralismo ou da diversidade), que “deve obliterar qualquer presença anterior ou originária do povo-nação para demonstrar os princípios prodigiosos, vivos, do povo como contemporaneidade (BHABHA, 207). Este povo exemplificado na experiências contra-narrativas dos grupos marginalizados.
E na cisão narrativa do pedagógico e do performativo, os dois sempre presentes, que a nação passa a ser escrita como uma narrativa, sempre conflituosa.
por: Vander Vieira de Resende
Continua em breve
BHABHA, Homi K.. “Disseminação – O Tempo, a Narrativa e as Margens da Nação Moderna ”. in: O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 198-238.
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