As Marcas 
(filosofolionessantos)
  
AS MARCAS
 				
 		
 
 Segundo nos fala a jornalista canadense Naomi Klein, nos últimos anos, a marca tornou-se um “diferencial” das corporações. As estratégias corporativas passaram da venda de produtos e mercadorias para a venda de marcas, imagens, sonhos, idéias, conceitos e estilos de vida. 
 Naomi Klein escreve que; empresas como Nike, Levi's, Coca-Cola, McDonald's, Monsanto, Disney, Microsoft e Shell, além de lançarem mão de fórmulas de marketing consideradas infalível, apostaram na criação de uma estratégia corporativa poderosa o bastante para infundir significados aos seus produtos apenas colocando seu nome, ou seja, sua marca.
 Nas palavras de Klein: “Os construtores de marcas venceram, e nasceu um novo consenso: os produtos que florecerão no futuro serão aqueles apresentados não como “produtos”, mas como conceitos: a marca como experiência, como estilo de vida” (KLEIN, 2006, p.45-46). 
 De fato, hoje, as corporações que detêm o maior valor de mercado são justamente aquelas que possuem sua marca mais fortalecida e, consequentemente valorizada, o qual se traduz no maior número de pessoas que esta conseguiu “marcar” com impressões psicológicas via publicidade e propaganda5.     
  
 
   
 
 5 A publicidade é o meio que permite ter acesso à mente do consumidor, criar uma relação perceptual de imagens, símbolos e sensações que passam a definir a entidade perceptual que chamamos de “marca”. Assim é que dizemos que os indivíduos são “marcados”. Dentro do espaço perceptivo da marca podem ainda ser criados mundos sedutores e personagens míticos os quais, através do marketing e da publicidade associam-se ao produto que define uma determinada marca. Dessa forma, a marca passa a significar algo mais que um produto. Ela passa a existir como entidade perceptual na mente do consumidor. 
 
  
 
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