BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Visão E AÇÃO ESTRATÉGICA
(IDALBERTO CHIAVENATO E FRANCISCO ; GOMES DE MATOS)

Publicidade
Idalberto Chiavenato na minha opinião o papa da administração no Brasil juntamente  com Francisco Gomes de Matos, enfatizam a Visão e Ação Estratégica como a ferramenta mais importante pela sobrevivencia das empresas neste milenio. Administradores que tenham a Visão Estratégica agregam um valor inestimavel às empresas. Sob o ponto de vista pratico e extensivo, a competencia essencial ínserida no livro pelos autores é saber, transformar a Visão Estratégica em Ação Estratégica. A Visão esta na mente do administrador e a Ação esta nos resultados concretos obtidos ao longo do tempo pelo seu trabalho. Face a grande importância desta ferramenta de gestão estas requerem administradores visionários e agentes pró ativos. A gestão de negócios com eficácia implica compatibilizar o conhecimento requerido(capital intelectual) com as exigencias do mercado(inteligência competitiva). Conhecimento e Mercado dão origem e fundamentam o Planejamento, que se compactuará com: Cenarios- como quadro referencial, e Realidade de Futuro-Definição do posicionamento esperado. Os autores afirmam que não adiante ter estratégia sem possuir Visão Estratégica que por sua vez não existe sem Pensamento Estratégico. Ha 4 elementos fundamentais para formação do Planejamento Estratégico: Missão, Cenarios, Objetivos e Metas. Toda estratégia visa qualidade. Não ha qualidade sem estratégia. A Ação tem que ser compartilhada com seus colaboradores, cada meta tem seu titular responsavel e co responsaveis envolvidos no seu cumprimento. A necessidade destes colaboradores se renovarem neste sentido é fundamental as empresas considerarem alguns conceitos como: Cultura Organizacional, Clima, Filosofia, Politicas, Gestores participativos, educadores e Comunidade Vivencial de Apredizagem. Para isso é muito importante a figura do Lider Renovador que necessita reunir em seu perfil:Visão Estratégica, Capacidade Integradora, Sinergia de Equipes e Foco no cliente. Tudo isso sem esquecer da missão da empresa que é sua razão de ser, os autores exemplificam A MISSÃO DA IBM que é voltada para tecnologia de informação para ajudar a resolver os problemas de negócios, governos etc. Sua missão simplificando não é  só fabricar computadores mas sim oferecer soluções criativas a seus clientes. Por fim os autores enaltecem que os melhores exemplos hoje de Ação e Visão Estratégica partem de algumas empresas que utilizam das EQUIPES MULTIFUNCIONAIS, o velho modelo burocrático e mecanistico esta sendo trocado por um novo modelo adhocratico e orgânico flexivel, maleavel e adpatavel, onde prevalece a inovação e a criatividade em vez da rotina e do conservadorismo. Encerrando a Visão Estratégica segundo os autores esta preocupada com o futuro do que com o passado ou mesmo o presente. Ha um novo papel que as pessoas devem assumir com o motivadora de recursos organizacionais, ou seja parceiros das empresas, recilclar-se e diversificar suas atividades para melhorar a empregabilidade ou seja tratar sua carreira como se fosse um verdadeiro negócio.



Resumos Relacionados


- Planejamento EstratÉgico Rh

- O Resgate Do Velho OrÇamento Empresarial

- Livro Sobre Estrategia E Inovacao. Modelo D.e.i Para Executivos.

- Como Acompanhar O Desempenho Eficaz Do Planejamento Organizacional

- SafÁri De EstratÉgia



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia