BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Teorias das Comunicações de Massa
(Mauro Wolf)

Publicidade
COMO É POSSÍVEL FORMAR HOMENS-MASSA?
Para a formação de um “homem-massa” teríamos que determinar: o contexto social, histórico, econômico em que certo modelo teórico sobre Comunicação de Massa surgiu ou se difundiu.
O enfraquecimento dos vínculos tradicionais (de família, de comunidade, de associações profissionais, de religião etc.) contribui, por sua parte, para afrouxar o tecido conectivo da sociedade e para preparar as condições para o isolamento e alienação das massas.
“A massa não dispõe de tradições, regras de comportamento, liderança e estrutura organizacional” (Blumer, 1936 a 1946).
As ações de massa apontam diretamente para o objetivo e procuram alcança-lo pelo caminho mais rápido: este faz com que elas sejam sempre dominadas por uma única idéia, a mais simples possível.
“É muito raro acontecer de os membros de uma grande massa terem na sua consciência um vasto mostruário de idéias em comum com os outros” (Simmel, 1917).
A massa é um grupo que surge e vive além dos vínculos comunitários preexistentes e contra eles, que resulta da desintegração das culturas locais, e na qual as funções de comunicação são forçosamente impessoais e anônimas. A fraqueza de uma audiência indefesa e passiva nasce justamente dessa dissolução e dessa fragmentação.



Resumos Relacionados


- Número De Massa _ Química

- Componentes Do Peso Corporal

- Leis Ponderais Das Reações Químicas

- Definição De Peso Molecular

- Função Da Indústria Cultural De Massa



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia