O uso dos geossintéticos em fundações rasas
(Marcelo Ferreira dos Santos)
O uso dos geossintéticos no aumento da capacidade de carga de fundações rasas.
Alguns tipos de geossintéticos podem ser usados no aumento da estabilidade do sistema solo-fundação, com aplicações em fundações rasas.
É cada vez mais comum a prática de colocação de placas de geossintéticos em camadas, no bulbo de tensões, o qual suportará a carga de uma estrutura de fundação em terrenos que possuem uma baixa capacidade de carga. Estas aplicações podem seguir para uma determinada situação onde pequenas solicitações estão associadas aos solos de baixa resistência, podendo estas estarem vinculadas à diminuição dos deslocamentos verticais do sistema solo-fundação, face às solicitações aplicadas.
Como exemplo destas aplicações, tem-se o reforço de fundações em placas assentes em solos moles, reforço de fundações de aterro nos mesmos, fundações de barragens em solos de baixa resistência, etc. A inserção destes materiais provoca melhorias significativas na capacidade de carga do sistema, além de reduzir os recalques de cada elemento de forma significativa.
Como exemplo de alguns materiais que podem ser aplicados no reforço destas fundações tem-se alguns tipos de geotêxteis, quase todas as variações de geogrelhas, além de alguns tipos de geocompostos, especialmente projetados para a função de reforço do solo situado abaixo da estrutura de fundação. Quanto maiores forem as quantidades das camadas de geossintéticos inseridas no solo abaixo da mesma, maiores serão os acréscimos de resistência na capacidade de carga do sistema solo – fundação.
Alguns centros de pesquisa espalhados no mundo desenvolvem estudos com a inserção destes materiais sintéticos em solos de diferentes características granulométricas tais como areias, argilas, solos altamente compressíveis, etc. O uso dos geossintéticos como reforço da fundação tem aumentado substancialmente a possibilidade de se executar estruturas do sistema solo-fundação mais esbeltas, sob solos de baixa capacidade de suporte.
Marcelo Ferreira dos Santos é um Consultor Técnico em Engenharia das Construções. Também possui um Máster in Business Administration (MBA) na área da Construção Civil pela Universidade Salvador, em curso.
Resumos Relacionados
- O Uso De Geossintéticos Na Função Reforço.
- As Principais Funções Dos Geossintéticos: 7ª Parte – As Geocélulas.
- O Uso De Geossintéticos Na Engenharia Rodoviaria.
- O Uso De Geossintéticos Na Função Separação.
- Sintéticos Aplicados às Obras De Engenharia.
|
|