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Gerência DE PROJETOS
(Carlos Alberto Simino)

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PROJETOS: empreendimentos temporários instituídos com a finalidade de atingir um objetivo. São executados por pessoas e possuem recursos limitados. Precisam ser planejados, controlados e executados.
Etapas básicas: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. Os projetos são normalmente autorizados como um resultado de uma ou mais das seguintes considerações estratégicas:
Uma demanda de mercado, Uma necessidade organizacional, Uma solicitação de um cliente, Um avanço tecnológico, Um requisito legal.
 
O PAPEL DO GERENTE DE PROJETOS: a eficácia de um Gerente de Projetos é função de até que ponto ele compreende e domina três dimensões de seu trabalho:
• O quê - as atividades funcionais do trabalho;
• Por quê - a finalidade e os objetivos do trabalho;
• Como - os comportamentos necessários para se conseguir a execução do
trabalho. 
O DESAFIO DOS GERENTES DE PROJETOS: O principal desafio é conseguir atingir o seu objetivo atendendo aos seus requisitos, isto é, levando-se em consideração as complexidades técnicas envolvidas, as incertezas de execução e as restrições de custo e prazo.
Stakeholders são todas as pessoas e organizações cujos interesses são afetados do projeto.
Soluções com criatividade: O gerente de projeto tem que ser dinâmico e sábio o suficiente para lidar com situações novas e inusitadas a todo o momento.
O CICLO DE VIDA DO PROJETO: Um projeto é como um ser vivo: tem seu nascimento, crescimento, maturidade e declínio.
Guia de Gerenciamento de Projetos PMBOK (etapas):
Gerenciamento de integração do projeto;
• Gerenciamento do escopo do projeto;
• Gerenciamento de tempo do projeto;
• Gerenciamento de custos do projeto;
• Gerenciamento da qualidade do projeto;
• Gerenciamento de recursos humanos do projeto;
• Gerenciamento das comunicações do projeto;
• Gerenciamento de riscos do projeto;
• Gerenciamento de aquisições do projeto.
INTEGRAÇÃO DO PROJETO:
Gerenciamento de integração do projeto:

Desenvolver o termo de abertura do projeto;
Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto;
Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto;
Orientar e gerenciar a execução do projeto;
Monitorar e controlar o trabalho do projeto;
Controle integrado de mudanças;
Encerrar o projeto;
 
INTEGRAÇÃO – ESCOPO PRELIMINAR
Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto.
Uma declaração do escopo do projeto inclui:
•  Objetivos do produto e do projeto;
• Características e requisitos do produto ou serviço;
• Critérios de aceitação do produto;
• Limites do projeto;
• Entregas e requisitos do projeto;
• Restrições do projeto;
• Premissas do projeto;
• Organização inicial do projeto;
• Riscos iniciais definidos;
• Marcos do cronograma;
• EAP inicial;
• Estimativa aproximada de custos;
• Requisitos de gerenciamento de configuração do projeto;
• Requisitos de aprovação;
 
DESENVOLVER O PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO: inclui as ações necessárias para definir, coordenar e integrar todos os planos auxiliares em um plano de gerenciamento do projeto.
 
INTEGRAÇÃO – CONTROLE DE MUDANÇAS E ENCERRAMENTO:
Monitorar e controlar o trabalho do projeto: é realizado para monitorar os processos do projeto associados com a iniciação, planejamento, execução e encerramento.
 
CONTROLE INTEGRADO DE MUDANÇAS: é realizado desde o início do projeto até o seu término. O controle de mudanças é necessário porque raramente a execução dos projetos segue com exatidão o plano de gerenciamento do projeto.
Encerrar o projeto: esse processo envolve a realização da parte de encerramento do projeto do plano de gerenciamento do projeto.
• Procedimento de encerramento administrativo
• Procedimento de encerramento de contratos
Processo de Iniciação: fase inicial em que se define o projeto, e onde as necessidades são identificadas.
Processo de Planejamento: nessa fase se define e refina o objetivo do projeto, planejam-se as ações necessárias para atingir os objetivos e o escopo para o qual se propõe o projeto.
             Processo de Execução: integra as pessoas e os outros recursos para colocar em prática o plano do projeto. É geralmente nessa fase em que ocorre a maior parte do esforço/dispêndio do projeto.
Processo de Controle: ocorre em paralelo ao processo de execução. Mede e monitora o progresso para identificar variações em relação ao planejado para que ações corretivas sejam disparadas se necessário.
Processo de Enceramento: formaliza a aceitação do projeto, serviço ou resultado. Analisa a evolução do projeto para que erros não se repitam no futuro.
 



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