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Diesel de cana-de-açúcar será produzido no Brasil a partir de 2010
(Herton Escobar)

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Diesel de cana-de-açúcar será produzido no Brasil a partir de 2010
Tecnologia desenvolvida na Califórnia vai revolucionar o setor energético.

O processo é muito parecido com o da produção de álcool combustíveis que utiliza leveduras, um tipo de fungo microscópico para fermentar os açucares presentes na cana e secretar etanol.
Na nova tecnologia desenvolvida pela empresa Amyris da Califórnia, a diferença crucial está no DNA da levedura, que foi geneticamente modificada para secretar diesel no lugar de álcool.
O resultado da fermentação é uma molécula chamada farneceno, com 12 átomos de carbono, que tem todas as propriedades essenciais do diesel de petróleo , mas nenhuma das indesejadas , como a mistura de enxofre, um poluente altamente tóxico.
A euforia com a nova tecnologia é explicado pelo fato que enquanto o diesel de petróleo e mesmo o biodiesel de óleos vegetais contém uma mistura de varias moléculas combustíveis, o diesel de cana tem apenas o farneceno que pode ser usado diretamente no motor “É um combustível super puro” alega o diretor executivo da Amyris, o português John Melo.
Alegam os envolvidos no projeto que se- inicia ai um ciclo virtuoso.O diesel de petróleo é o mais poluentes dos combustíveis fósseis, já o diesel de cana-de-açúcar, alem de ser livre de enxofre, é renovável em relação ao carbono que emite para a atmosfera, a exemplo do que já ocorre com o etanol, o CO2 que sai do escapamento é absorvido, via fotossíntese pela nova cana que está brotando no campo. Quando a cana é colhida, o carbono é convertido novamente em combustíveis, reemitido, reabsorvido, eis ai o ciclo.
Foram necessários mais de 15 genes para transformar a levedura em uma “Fabrica Biológica” de diesel, a origem dos mesmos é mantida em sigilo, até as patentes serem publicadas.
A produção está prevista no Brasil para 2010, através de parceria entre a Votorantin Novos Negócios (VNN) e a Usina Santa Elisa, de Sertãozinho.



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