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Comentário aos evangelhos de Maria Madalena e Tomé
(Jacir de Freitas Faria)

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     Evangelho de Maria Madalena.    Paradigma da busca  de JESUS  ¨transcendental e determinação de encontrá-lo e ter plena certeza de que já vive em nós.¨ Reflexão procurará apagar preconceitos e reconstituí-la .Como paradigma de fé e apóstola de Jesus. Simboliza o ser humano que vive a dualidade da vida, amargura e graça divina. No pensamento judaico conservador, não admitia a liderança de mulheres.  Mágdala, a cabeleira e o perfume a identificam como prostituta. Não era prostituta: dela “saíram sete demônios”. É o mesmo que ser acometido de doença grave.  Ao considerar a liderança de Maria Madalena. Ela ser prostituta significava subestimar o seu valor na liderança.  Nos apócrifos do segundo testamento ela é:    - espírito de sabedoria      - personificação de gnose     - amada de Jesus
- adversária de Pedro        - ministra da evangelização       - discípula
    Na tradição hostil judaica:  Ela era adúltera. O Tamulde a confunde com Maria mãe.  Para Ambrósio, Maria Madalena pode ter sido pecadora. Em sua misoginia, de Crisólogo, Maria Madalena representa a igreja.  Na história cristã, Maria Madalena é a pecadora redimida Com uso de inverdades, como Maria Madalena ser prostituta.  Salomé, sedutora  chamada de pecadora.   Maria Madalena nada é dito, por isso não é vista como pecadora nas primeiras comunidades.     Jesus ressuscitou!       João termina com o anúncio de Maria Madalena, Jesus ressuscitou! Ela foi ao sepulcro, que estava vazio, corre e relata o fato aos discípulos. Quando olha para dentro do túmulo, vê dois anjos. Jesus a chama pelo nome, Maria. Quer tocá-lo mas é impedida por Jesus, que ordena que anuncie aos seus que Ele voltaria a Deus, que corre e diz aos apóstolos, “ Vi o Senhor”. Antes em João, Maria Madalena é dita aos pés da cruz com outras Marias (Jo 19,25).
     Encontro com si e com Deus. Simbologias nos elucidam a trajetória, no encontro com si e com Deus. O amor de Maria Madalena e Jesus: - a amada que procura seu amado. O sol do amor masculino se põe na morte, o sol do amor feminino levanta-se na ressurreição.
    Gênero literário nesse evangelho:   O evangelho de Maria Madalena, descoberto em Akimin, antiga Penápolis, Alto Egito. Dois fragmentos gregos datados provavelmente 150 E.C, e de sua cópia para o copta saídico (língua usada no Egito), século V. O texto copta, organizado em páginas, o qual falta os números 1 a 6 , 11 a 14. O grego é o mais curto e não acentua polêmica em torno da liderança de Maria Madalena. Contrário os evangelhos sinóticos, onde os gênero literário nesse evangelho corresponde ao ditos e sentenças.
    Não há pecado no mundo.   No evangelho de Maria Madalena, o Mestre, ensina a não absolutizar o relativo, e não relativizar o absoluto. Jesus é a raiz, tudo integra, princípio e fim de todos. Viver nEle é o mesmo que encontrar a dignidade perdida. Pedro, fica surpreso com a resposta de Madalena sobre o pecado no mundo. Ela diz que não há pecado no mundo, e que a pessoa faz existir o pecado agindo de forma adúltera. 
    Adulterar é deformar.  Somos divinos, e a natureza divina não tem pecado. Nossa natureza tornou-se adúltera e por isso pecadora. O pecado, não é, só moral e pessoal, há o pecado social, estrutural, que advém do pessoal. Mas adúltero, não é sexual, mas relacionado com a idolatria. Adorar o que não existe. Adulterar é deformar. Quando a vida não está em harmonia, está dividida. Portanto o diabo, aquele que divide entrou em ação. Só quem se coloca na dinâmica do mestre mantém-se no caminho. A vida é uma marcha em Jesus no evangelho de Madalena nos lembra das bem aventuranças dos evangelhos canônicos.         Ele ressuscitou dentro de nós.       Os discípulos mostraram incapazes de enfrentar os pagãos, dizendo que mataram o mestre e irão nos matar;  os HOMENS receosos versus MARIA MADALENA se levanta com coragem  e lhes exorta.       Nesse ponto Maria Madalena, o feminino de todos os discípulos do Reino, se levantou.  Estar de pé é a posição do ressuscitado. Beijou a todos, beijo é comunicar espírito em hebraico, é o sacramento do amor, Maria Madalena recebia os ensinamentos do mestre.   Maria Madalena é como se dissesse:
     É preciso acreditar que somos capazes de realizar o bem proposto pelo Mestre. Ele ressuscitou dentro de nós, vamos viver e o louvar por sua grandeza.                 Marina Siqueira de Sá -teóloga2008



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