Viver é uma questão filosófica
(Lannoy Dorin)
Primordialmente, o que causa a infelicidade humana, principalmente aos povos ocidentais, é a crença de que o ser humano é somente um organismo, e sua mente apenas um conjunto de funções cerebrais que norteiam situações e comportamentos.
Nessa conformidade, seríamos o que a ciência nos descreve; e o mundo: o que os órgãos dos sentidos e as ciências interpretam.
Essa visão de materialidade faz com que o indivíduo prenda-se ao seu corpo físico, aos bens que podem satisfazer seus anseios e às pessoas que podem minimizar seus sofrimentos.
Há casos inclusive em que esse pensamento inclui os filhos: “É preciso ter posses para não deixar os descendentes desamparados”.
Não podemos deixar que as tendências maléficas do subconsciente nos dominem. Temos que ouvir a voz interior; e só assim, com razoável equilíbrio poderemos nos realizar.
A ciência descreve o homem e seu mundo, mas viver é uma questão filosófica. Analogamente, não podemos confundir os ideais e valores das grandes religiões, com milhares de igrejas especializadas na arte de enganar e explorar os sofredores.
Resumos Relacionados
- A Política De Aristóteles
- O Futuro De Uma Ilusão De Sigmund Freud
- Logosofia: Universo E A Vida Humana.
- A Fé E A Ciência Lado A Lado.
- A Filosofia Platónica
|
|