BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A leitura nas aulas de idiomas
(Eloise RIbeiro)

Publicidade
A leitura nas aulas de idiomas
O que se entende por leitura?
 
Segundo o livro Planejamento de Atividades de Leitura para Aulas de Idiomas, de Thomas S. C. Farrell,leitura é o processo de construção de significado através da interação dinâmica entre o conhecimento existente do leitor, a informação sugerida pela linguagem escrita, e o contexto da situação da leitura. Ou seja, é a ação de tomar conhecimento do conteúdo de um texto escrito, a  maneira de compreender, de interpretar um texto, uma mensagem, ou um acontecimento.
A leitura é uma habilidade pessoal - varia de indivíduo para indivíduo, pois cada um apresenta  razões próprias e pessoas para realizar determinada leitura e também é solitária - não necessita da participação de outra pessoa para a sua realização.
 
O objetivo da leitura nas aulas de idioma
 
ü Transformar o “aprender a ler” em “ler para aprender”;
ü Auxiliar o aluno a aplicar estratégias de leitura eficazes de maneira
 independente, antes, durante e após a leitura, tanto dentro e fora da escola;
ü Orientar o aluno a reconhecer, processar e retirar as informações
relevantes;
ü Expandir a experiência de mundo através de assuntos interessantes e
significativos;
ü Realizar conexão entre o conhecimento já existente com o adquirido;
ü Ampliar o vocabulário e desenvolver técnicas para continuar a sua
 ampliação;
ü Desenvolver um conhecimento lingüístico e estruturas retóricas presentes
nos textos;
ü Aumentar a velocidade e a fluência da leitura;
ü Promover interesse por diferentes tipos de leitura;
ü Dar feedback sobre o progresso e melhora   na aquisição das  habilidades de
 leitura;
ü Promover a prática nas habilidades de leitura extensiva.
Diferentes tipos de leitura
 
ü De cima para baixo - O leitor traz seus conhecimentos e
experiências anteriores para o texto e continua a ler enquanto o texto
confirma suas expectativas. Ou seja, o leitor primeiro olha para o texto;
depois faz previsões sobre o que tratará o texto ( baseado no
conhecimento ou na experiência anterior sobre o tema ), após ler o título e os
subtítulos e continua a ler o texto procurando informações sobre o tema. Portanto
o leitor coloca o texto dentro do conhecimento e da experiência que já possui.
 
ü De baixo para cima - O leitor lê as palavras e frases e olha para a organização
do texto sem relacioná-las com o conhecimento ou experiências anteriores, de modo
a querer construir o significado do que foi escrito. Em outras palavras, o leitor lê e extrai
proposições do texto, e essas servirão como base para a sua compreensão e lembrança
na construção do significado.
 
ü Modelo interativo -  Discute como ambos os processos - de cima para baixo e
baixo para cima ocorrem quando o leitor lê um texto. Enfim, o leitor formula hipóteses ou
faz previsões; experimenta o texto; continua o ciclo; e quando a compreensão não é
possível, ele elabora uma nova hipótese e recomeça o ciclo de previsões e de exame de um
trecho.
 
          A  idéia é que o leitor na segunda língua tenda a confiar nos aspectos da compreensão
da leitura de cima para baixo, pois não entende o vocabulário do texto.
         Uma das metas do ensino da leitura deve ser aumentar as habilidades do leitor de baixo
Para cima.
         Exercícios de reconhecimento de palavras poderiam ser incorporadas ao programa de leitura para iniciantes afim de encorajar o desenvolvimento desses processos automaticamente.
Planejamento de aula
 
          Planos de aula são registros das idéias do professor sobre o que será dado durante
a aula.
          Os planos de aula auxiliam o professor a pensar sobre a aula com antecedência.
          Planejar uma aula de idioma pode ser diferente de qualquer outro conteúdo, porque
Os mesmos conceitos podem precisar ser reforçados usando diferentes métodos,
principalmente nos níveis iniciais.
          O formato da aula pode ser composto por cinco frases:
·    Perspectiva ou abertura - o professor dá a noção sobre a aula de leitura que irá
ministrar ;
·    Simulação - o professor faz uma pergunta para fazer com que os alunos pensem
sobre a atividade que será desenvolvida;
·    Instrução / participação - o professor introduz a atividade principal da aula;
·    Encerramento - o professor tenta ouvir  dos alunos o que eles aprenderam da aula;
·    Follow-up - o professor usa atividades de reforço, elabora conceitos e também
Introduz novos conceitos.
Fatores a considerar durante o Planejamento de uma aula de leitura
 
        Um dos fatores mais importantes da aula de leitura é tornar a aula interessante e
relevante para os alunos. Para isso, o professor pode entrevistar os alunos para saber
se eles acham os materiais das aulas de leitura interessantes, e através das respostas
o professor fará um levantamento do que gostam de ler e qual conhecimento de estratégias
de leitura possuem.
         Cada aula deve ter um objetivo específico e assim fazer com que os alunos se envolvam
na aula e participem. Entretanto, o professor deve descobrir o que os alunos sabem a respeito
do tópico e conseqüentemente escolher textos apropriados para as aulas.
          A idéia de ensinar leitura como um todo é instruir os alunos a entender e compreender
textos não familiares. Os professores devem ensinar estratégias de leitura e também
encorajá-los a refletir e a entender o texto lido.
          Os professores devem manter seus alunos interessados e motivados para a leitura
Através da troca contínua da rotina de ensino de cada aula. O professor deve introduzir o
objetivo da aula no início da mesma e encorajar os alunos a ativar seu conhecimento prévio sobre o tema a ser desenvolvido.



Resumos Relacionados


- Plano De Aula

- Planejamento De Atividades De Leitura Para Aulas De Idiomas

- Planejamento De Atividades De Leitura Para Aulas De Idiomas

- Redescobrindo O Papel Do Professor De Leitura Em Língua Estrangeira

- O Professor E As Concepções De Linguagem No Ensino De Leitura



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia