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Planejamento de Atividades de Leitura para Aulas de Idiomas
(Thomas S. C. Farrell)

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O que se entende por leitura?
  Qual é a importância de se ler ?
 Quando se faz a leitura de qualquer texto deve-se levar em consideração 04 tipos de abordagens:
 
1. Formular hipóteses ou fazer previsões: Fazer previão de como será o texto, saber determinar o assunto (se é sobre esporte, moda)
2.Experimentar o texto: selecionar algumas palavras que se adaptam ás previsões feitas anteriormente.
3. Continuar o ciclo: continuar com as previsões, desde que não dificulte , pois quando há um problema, como uma palavra desconhecida, o leitor vai ignorar até que isso se torne um empcilho para a compreensão total da leitura.
4. Quando a compreensão não é possível, o leitor passa a elaborar novas hipóteses para tentar a compreensão.
 
E não podemos esquecer o conhecimento prévio do aluno que é  de grande importância para o entendimento da leitura.

Reclamações dos alunos
 
            “Não entendo o que estou lendo”
            “Não estou interessado no tema”
            “O texto está cheio de palavras desconhecidas”
            “Perderia muito tempo consultando o dicionário”
            “Inglês é muito difícil”
            “Tenho de memorizar listas enormes de palavras”
 
A formação do leitor em língua estrangeira,está diretamente vinculada às práticas leitoras desenvolvidas em sala de aula e ao contato freqüente dos alunos com textos no idioma em estudo, em classe e extraclasse. Conduzidas com sensibilidade, as atividades de leitura propostas devem priorizar a seleção de materiais autênticos, variados em seu propósito comunicativo e adequados ao nível de conhecimento lingüístico da turma.  
De maneira geral, o formato de uma aula de idiomas pode ser constituído de cinco partes/ fases:
 
1. A perspectiva ou fase de abertura onde o professor dá uma noção sobre a aula
2. A fase de simulação  onde o professor faz várias perguntas para que os alunos reflitamsobre a atividade que virá
3.A fase da instrução / participação - introduz a atividade em sala de aula
4.A fase de encerramento - O professor ouve os alunos para avaliar o que aprenderam
5. Follow -Up e fase final - O professor pode usar outras atividades de reforço ou até mudar o conceito da aula.
 
Os objetivos do ensino em LE são os seguintes:
 
1. Desenvolver um conhecimento para compreensão da leitura
2. Expandir o vocabulário
3. Desenvolver um conhecimento lingüistico encontrados nos textos de leitura
4.Aumentar a velocidade e a fluência da leitura
5.Promover interesse
6. Dar feedback sobre o processo do aluno para incentivar suas habilidades
7.Promover a prática de leitura
  
M I R R O R S*  Ensino de estratégias de leitura
 
M         Modele a estratégia
 
I           Informe quando e como usá-la
 
R         Relembre-os para que a usem
 
R         Repita com muita prática
 
O         Oriente o aluno sobre a utilidade da estratégia, dando um feedback
 
R         Re-avalie o desempenho do aluno
 
S         Sublinhe a importância da estratégia
Ensinar estratégias  de leitura:
 
Ativando o conhecimento anterior
Usar associação de palavras
Experiência direta ou aprendizagem prática
Quintilha - Poema de cinco versos que reflete respostas afetivas e cognitivas de um conceito, sendo que na 1 linha  vem o titulo com um palavra, na linha 2 duas palavras descrevendo o título, na linha 3, 03 palavras que expressem uma ação, linha 4, 4 palavras que expressem um sentimento, linha 5, uma outra palavra para o título (ilustrar na lousa)
  
Leitura Superficial é aquela que consiste em passar os olhos pelo exto para se ter uma idéia geral sobre um artigo
Na Leitura Detalhada o leitor procura informações específicas e é um processo mais lento do que a leitura superficial.
 
Advinhando o Significado de Palavras Desconhecidas Usando Indícios Contextuais
 
Contraste: Quando a palavra significa o oposto de outra palavra já conhecida.
Causa : A palavra é a causa de alguma coisa descrita no texto . Ex: Anorexia é sinonimo de perda de peso = morte.
Conseqüencia : descreve o resultado de alguma coisa. Ex Fumar causa câncer de pulmão
Explicação: Quando a palavra é seguida de uma explicação e a partir daí o aluno descobre o signficado da palavra
Categoria de palavras:Reconhecer a palavra através de sua classe gramatical
Definição:Quando a palavra vem seguida da sua definição
Pontuação: Os leitores podem decifrar o significado da palavra através de aspas, itálico, travessão
Inferencia: O contexto dá exemplos para o leitor inferir o significado do termo. Ex: Misógeno (aversão á mulheres)
 
Reconhecendo as Estruturas do Texto
 
Tipo 1: Coleção
 
Simples e usado por crianças novas na narrativa de histórias infantis.
 
Tipo 2: Causalidade
 
É uma maneira de fazer os alunos reconhecerem os textos de tipo causa/efeito e fazer-lhes perguntas que terão como resposta o que acontece como resultado de uma ação.
 
Tipo 3: Problema/ Solução
 
Sugerem problema e solução  e para que possam ser reconhecidos , os alunos devem ler o texto superficialmente e procurar palavras que chamem a atenção sobre algumas soluções.
 
Tipo 4: Comparação
 
Comparação de 02 coisas, que se contrastam.
 
O uso de perguntas é outra estratégia importante é fazer perguntas, isso encorajam os alunos a ter um propósito para ler e também os ajudam
a guiar a leitura.
 
Exercícios de Reconhecimento de Palavras
 
Podem ser através de reconhecimento de palavras como sinônimos, antônimos.....
 



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