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As fontes e os princípios da Mariologia
(Mauro Demarchi)

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As fontes e os princípios da Mariologia
Como terceiro fundamento de nosso estudo sobre Maria, devemos conhecer as fontes onde iremos buscar o conhecimento necessário e os princípios que nortearão nossa inteligência.
1. Fontes. - Duas são as fontes, as mais veneráveis e santas: as Escrituras Sagradas e a Tradição. Analisaremos cada uma delas.
a) A Escritura. - A Sagrada Escritura é nossa fonte primeira. Como diz o Pe.Roschini, "A Virgem Santíssima é, com Cristo, o centro mesmo da Biblia". Acrescento sem medo de errar, Maria é não apenas o centro, mas com seu Filho, o início e o fim da Biblia.
O que encontraremos na Sagrada Escritura sobre Maria? Profecias, figuras e símbolos, referências diretas ou indiretas a Nossa Senhora. As poucas palavras encontradas no Novo Testamento sobre Maria, são entretanto eloquentíssimas. O Divino Espirito Santo soube cantar, em poucas palavras, as maravilhas de sua Esposa.
b) A Tradição. - A tradição é "a doutrina revelada enquanto nos é transmitida, através dos séculos, pelo magistério dos legítimos Pastores da Igreja, seja de modo solene, seja de modo ordinário, na pregação dos Papas, dos Bispos, na liturgia, no sentir comum dos Padres, dos teólogos e dos fiéis".
* Princípios nos quais se baseia o estudo de Maria
Estudaremos cinco princípios fundamentais, de acordo com o Pe. Roschini: um primário e quatro secundários.
a) O princípio primário
O primeiro princípio, o mais importante é este: "Maria Santíssima é a Mãe Universal, tanto do Criador, quanto das criaturas". Sendo a Mãe do Criador e das criaturas, está está entre Ele e nós, nos unindo. Diz o Pe. Roschini: "Com efeito, dando ao Criador a vida natural das criaturas, Ela deu às criaturas a vida sobrenatural do Criador." Instruções Marianas, Pe. Roschini, III, 2.
A missão materna e medianeira de unir as criaturas ao Criador constituiu Maria Santíssima como Raínha de Todo o Universo.
Deus concedeu, em virtude desta altíssima missão, privilégios singulares à Virgem Santíssima e a Igreja a cultua com um culto também especial, o culto de hiperdulia.
b) Princípios Secundários - Temos ainda quatro outros princípios, chamados secundários, em vista do grande princípio estudado anteriormente, mas não menos importantes. São eles: princípio de singularidade, princípio de conveniência, princípio de eminência e princípio de analogia ou semelhança com Cristo.
1. princípio da silgularidade. A singularidade da missão da Virgem Santíssima exige "necessariamente a singularidade dos privilégios necessários ou convenientes a realização de tal missão. Nada mais justo. À singularidade do fim deve corresponder, logicamente, a singularidade dos meios." Instruções Marianas, Pe. Roschini, III, 2b.
Portanto, nossa Mãe Santíssima, foi uma mulher, uma criatura singularíssima, com privilégios singuláres desde o primeiro instante de sua existência.
2. princípio da conveniência Segundo o pe. Roschini, este principio é assim enunciado: "Devem-se admitir na Virgem Santíssima tôdas as perfeições que convenham realmente à dignidade da Mãe universal, desde que tenham algum fundamento na Revelação e não sejam contrários à fé, nem à razão". Instruções Marianas,III, 2b.
Quando Deus dá uma missão para alguém, também lhe dá as graças, os dons e os privilégios inerentes à missão. Deus faz isto com todos, logo, com maior razão, também com Maria, Sua digna Mãe e nossa Medianeira.
3. princípio da eminência Todos os privilégios concedidos aos outros Santos, foi concedido também, de algum modo, à Virgem Santíssima. Citando Dante Alighieri, o Pe. Roschini assim comenta:
"Em ti se congrega -- tudo o que há de bom nas outras criaturas" (Paraiso, 33,21). Todas as graças, portanto, todos os privilégios concedidos aos Santos foram concedidos também, pelo menos de modo equivalente, à Raínha dos Santos, a menos que fossem imcompatíveis com sua condição particular.
4. princípio da analogia ou semelhança com Cristo assim enunciado pelo Pe. Roschini: "Aos vários privilégios da humanidade de Cristo, correspondem na Virgem Santíssima privilégios análogos".
Linguagem clara e sem rodeios. Maria é, entre todas as criaturas, a que mais se aproxima do protótipo de perfeição que é Cristo.



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