Harry Potter e a Câmara Secreta - H P. and the Chamber of Secrets
()
No filme baseado no segundo livro da série Harry Potter, de J. K. Rowling, Harry Potter aparece com seus doze anos de idade, pronto para mais um ano na escola de Hogwarts.
Feliz por rever seus amigos Rony e Ermione e um tanto mais maduro do que quando entrou para a escola, Harry e os amigos vão enfrentar o mistério do monstro que, segundo a lenda, quer exterminar os alunos de "sangue ruim", ou seja, os filhos de pai ou mãe bruxo com mãe ou pai trouxa (não bruxo).
O preconceito é a tônica central deste filme, que acaba centralizando a problemática em Ermione, que entre os três é quem possui o tal sangue ruim.
As suspeitas facilmente recaem sobre Draco Malfoy, o arrogante filho de Lucius Malfoy, um dos mais nobres membros da cúpula dos magos.
Isto ocorre por conta da lenda em que Salazar Slytherin, fundador da casa à qual pertence Draco Malfoy e um dos quatro fundadores de Hogwarts, ter defendido, no passado, a pureza da casta de magos, propondo a proibição em Hogwarts dos sangue ruins. A essa época, pelo menos uma morte ocorreu: a de uma aluna, cujo fantasma habita num dos banheiros femininos da escola. Seu fantasma, que ainda vive lá, se apresenta como "a Murta de Geme".
Como foi contestado à época, Salazar construiu na escola uma câmara secreta para abrigar o monstro responsável pela morte da menina, um basilisco que transforma em pedra aquele que lhe fita os olhos, e envenena mortalmente aquele a quem consegue morder. Tal câmara, no futuro, deveria ser aberta pelo verdadeiro sangue puro e herdeiro da casa; alguém que, como Salazar, também fosse um ofídeoglota, isto é, alguém que tem o condão de falar a língua das serpentes. Isto, de fato, seria necessário para quem quisesse ter voz de comando sobre o basilisco.
Harry Potter, por essas últimas informações, entrou em estado de dúvida se não seria ele próprio o tal herdeiro de Slytherin.
A saga continua e os mistérios se somam, com frases escritas a sangue nas paredes da escola, ameaçando a vida dos sangue ruins.
Na na atualidade em que se passa a aventura, nenhuma morte ocorre, mas algumas paralisações ocorrem, inclusive, a do gato do zelador.
Os professores decidem encerrar o ano letivo quando Ginny Weasley desaparece. Todavia, Harry descobre um diário entre os pertences da irmã de Rony. Era o Diário de Riddle, que acaba revelando a Harry os fatos passados com relação ao ocorrido, lançando uma forte suspeita de que teria sido seu grande amigo Hegrid o responsável pela presença do monstro na escola e, portanto, o responsável pela morte ocorrida à época.
Ermione aparece paralisada pelo basilisco e por iso fica de fora da aventura, que será vivida apenas por Harry e Rony, que vão atrás das provas que poderiam inocentar Hagrid.
Após grandes tumultos e desafios, Harry Potter finalmente encontra a câmara secreta, justamente no bebedouro do banheiro onde mora a Murta de geme.
Entrando com sua especial coragem no reduto do monstro, Harry Potter leva consigo o Professor Gilderoy Lockhart, que se dizia especialista na arte de matar monstros, e o inseparável Rony Weasley. Porém, o professor se rebela e fica retido no meio do caminho, vítima do próprio feitiço. Weasley, por sua vez, fica responsável por conduzir a irmã Ginny para a enfermaria da escola, depois que a resgatam da gruta.
Só então fica esclarecido que Ginny Weasley estava há muito sob o comando hipnótico de Voldemort, que estava comandando o Diário de Tom Riddle e assumindo esta personalidade. Este a inspirava a escrever no diário e, quando ela o fazia, automaticamente uma frase aparecia numa parede qualquer de Hogwarts.
Harry, sozinho, luta bravamente com o basilisco e acaba descobrindo uma forma de interromper a ligação mental de seu opositor com o monstro e dissolver a forma existencial que Voldemort havia forjado como Tom Riddle.
Todavia, Harry fora ferido pela presa do basilisco. Foi quando apareceu a fênix de Dumbledore e não só matou de vez o basilisco, como também derramou uma lágrima curadora sobre o ferimento de Harry, que assim pôde sobreviver.
Àqueles que haviam sido petrificados, foi ministrada uma fórmula à base de mandrágora que os fez recobrar sua natureza original.
Ao final, Harry descobriu que quem estava por trás desses ataques, sendo o responsável por fazer com que o diário de Tom Riddle chegasse às mãos de Ginny, era justamente Lucius Malfoy, e que este era o dono malfeitor do elfo que desde o início da aventura vinha criando toda sorte de atentado contra Harry, no sentido de impedi-lo de frequentar Hogwarts aquele ano e, por conseguinte, não sofrer atentado de morte. Usando de estratégia inteligente, Harry conseguiu libertar o elfo do jugo de Lucius e livrar Hagrid da prisão em Azkaban, para onde fora enviado como culpado dos atentados do passado.
Resumos Relacionados
- Harry Potter E A Câmara Dos Segredos
- Harry Potter E Câmara Secreta
- Harry Potter E A Câmara Secreta
- Harry Potter E A Câmara Secreta
- Harry Potter E A Câmara Secreta
|
|