Elementos de Semiótica Aplicados ao Design
(Lucy Niemeyer)
- SUCESSIVOS E CUMULATIVOS REQUISITOS NO DESIGN
O Designer incorpora outras áreas, busca solução formal esteticamente agradável, cuidando do funcionalismo, da ergonomia, estética e comunicação.
Além das funções prática, estética e de uso, tem a função significativa.
O produto é tratado como portador de representações, um processo de comunicação.
DESIGN E COMUNICAÇÃO
O designer: articula com o setor produtivo.
O produto diz de si através de suas qualidades, características, produção, serventia e destinatario.
A semiótica no design: estratégico na manutenção e circulação de produtos e serviços.
O designer deve estar atento à relação comunicativa entre produto e usuário, função semiótica.
Buscar conforto, segurança, identificação e significação, proporcionadas pelo produto ao seu destinatário.
ELEMENTOS DE SEMIOTICA
Do grego semeion = algo que está para outra coisa.
Se organizam em códigos, linguagem, comunicação: Linguagem Verbal; Não Verbal e Sincrética.
SEMIOTICA APLICADA AO PROJETO DE DESIGN
O produto inserido no cenário político, econômico, social e cultural, histórico e geográfico.
Interagem com filtros psicológicos, através da percepção, culturais e emocionais.
Esse processo de interação é o Objeto de estudo de diferentes áreas: ergonomia, antropologia, (...), estética, semiótica, etc.
ANÁLISE COMUNICACIONAL EM DESIGN
Gerador X Interpretador
Gerador: empresário e designer;
Interpretador: destinatário.
O designer deve conhecer intenções, metas, exigências e limitações do cliente.
Gerador e Interpretador são interlocutores do processo de comunicação.
O código é o conjunto de signos.
GERADOR/Emissor – CODIGO/Meio/MENSAGEM – INTERPRETADOR/ Receptor
(Produto como Meio)
FATORES INTERVENIENTES NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Propósito Comunicacional: Persuasão e manipulação;
Repertório – memória, referência, experiências, conhecimento. Estabelece a relação comunicativa.
Codificação/Decodificação – domínio dos códigos.
Utilização do Canal adequado.
Nível de Informação (imprevisível, novidade, originalidade) e Nível de Redundância (o contrário).
Nível de Ruído (interferências).
EFEITOS DE SENTIDO
Noção do olhar quando em contato com o produto. Interagem com o objeto.Encontro do interpretador com a mensagem.
Elementos de comunicação – o produto: material, dimensão, proporção, partes, organização, cores, acabamento, etc. Eixo Sintagmático.
SIGNOS
Algo que representa alguma coisa para alguém em determinada circunstância.
Objeto originador do signo – Objeto Dinâmico;
Objeto que é o próprio signo – Objeto Imediato;
Interprete Dinâmico – gerado pelo signo, fora dele;
Interprete Imediato – apto do signo;
Objeto X Interpretante, dinâmicos e imediatos;
RELAÇÕES SIGNICAS:
Teorias de Peirce sobre Primeira, Segunda e Terceira Tricotomia, do Representamen, Objeto e Interpretante.
Os Níveis: Sintático, Semântico e Pragmático.
SIGNO EM SI OU REPRESENTÂMEN: QUALISIGNO, SINSIGNO e LEGISIGNO;
OBJETO = ÍCONE, ÍNDICE e SIMBOLO.
Os Ícones: Imagem, Diagrama e Metáfora.
Os Índice de Identificação e de Indicação.
Os Símbolos podem ser Icônicos, Indiciais e Símbolos simbólicos.
INTERPRETANTE = REMA, DICENTE e ARGUMENTO;
EXPERIÊNCIA SIGNICA (Fenomenologia) : PRIMEIRIDADE, SECUNDIDADE e TERCEIRIDADE.
DIMENSÕES DO PRODUTO
- Dimensão Material – Hílico: influenciam outras dimensões;
- Dimensão Técnica/Construtivas – Sintaxe: abrange estrutura e funcionalismo, construção, detalhes visuais, descritos como aspectos da composição formal;
- Dimensão da Forma – Semântica: qualidades expressivas e representacional, aspectos de referência à dimensão sintática e à material;
- Dimensão do Uso – Pragmática: Vários pontos de vista, como ergonômico, sociológico, etc.
IDENTIDADE DO PRODUTO
Quanto mais informar, mais forte sua identidade: existência, origem, qualidade...
Categorias de características: elementos da configuração, materiais e procedimentos, ...
REFERÊNCIAS NO PRODUTO
As questões signicas: contexto cultural e comunicacional.
Familiaridade, compreensão e domínio cultural onde inserir o produto.
Referências Icônicas - aspectos de semelhança:
- A tradição da forma; Semelhança cromática; Semelhança de material - Metáfora - Estilo; Semelhança de ambiente.
Referências Indiciais - causalidade/vestígios:
- Traços de ferramenta ou de máquina; Cor; Forma indicativa; Marcas de uso; Outros traços; Sinais luminosos e sonoros; Som de uso e barulho de um produto; Cheiro; Toque ao material; Algarismos.
Referências Simbólicas- culturalmente e difundidos:
- Símbolos gráficos (nome, logotipo, letras...); Cor simbólica; Forma simbólica; Posições e posturas simbólicas; Material simbólico.
Relação Produto/Interpretador
- Aspectos temporais e espaciais, caracterização, situação, motivações, expectativas, ontologia, finalidades, tipologia, características físicas, semelhanças, designações, produto como veículo de comunicação, papel de discriminação, integração ou ordenação social.
PROPOSTA DE UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA DO PRODUTO DE DESIGN
Atingir objetivo comunicacional em projeto de design; Identificar valores centrais; Ver desafios, mudanças e expectativas; Medidas estratégicas e competências; Rrecursos, serviços, produtos requeridos; decomposição, brainstorming, formulandos “re-briefing”.
1. Construindo um Personagem: O designer tem o compromisso de comunicar mensagens por meio de uma linguagem formal:
-Identificar qualidades centrais.
-Representar o empreendimento.
-Analisar briefing do cliente.
-Tipo de público.
-Tipifique o interlocutor (público alvo).
- Os geradores do projeto elaboram seu perfil (sexo, idade, cultura,...).
Relacionar ao produto segundo seus prazeres: Fisiológicos; Sociais; Psicológicos e Ideológicos.
2. Encontrando uma voz visual.
Trabalho de equipe, interessados no produto, como investidores, fornecedores, clientes, empregados...
-Listar palavras relacionadas;
-Sintese dessas idéias;
-Captar conjunto de atributos;
-Destacar uma imagem
-Buscar consenso, elaborar briefing;
Identificar elementos recorrentes como: características, cores, luminosidades, tipos, contrastes, complementos, acordes, repetições, texturas, espessuras, linhas e áreas.
O Fluxograma mostra a sistematização do processo por meio das etapas da estratégia.
3. Associações nas Classes Sígnicas.
Organizar em forma de tabela as representações alfa-pictoricas de todos os componentes
Cada item é analisado por seus elementos imagéticos; O número de conexões, em principio, é infinito. Algumas decisões projetuais são na fase analítica dos componentes do enunciado.
GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS
Fazer os esboços. Nova discussão e confronta as diferentes propostas baseada na teoria semiótica.
Dar expressão formal ao propósito comunicacional.
O designer, ao utilizar elementos de linguagem, em princípio denotativos, do repertório presumido do interpretador do produto, considera como definitiva a sua dimensão pragmática.
Resumos Relacionados
- Comunicação E Moda Segundo A Semiótica
- A Importância Do Bom Design
- Teoria Lógica Dos Signos
- Processo De Significação (ou Produção De Significados)
- O Fim Da Arte
|
|