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Metafísica contemporânea
(Oswaldo Giacoia Junior. At. All)

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1.Metafísica, platonismo e niilismo.
            p.1 - “Um dos traços mais marcantes da filosofia de Nietzche consiste em sua pretensão, sustentada desde seus primeiros escritos, de, ao reverter o platonismo, também superar a metafísica pela transvaloração dos supremos valores da cultura ocidental”.
 
            p.2 - “Desse modo, o anuncio da “morte de Deus” está necessariamente associado à pretensão suprema de ter superado a metafísica, pois como afirma Heidegger, antes de se referir a Deus em sentido religioso e cristão,”Deus é o nome para o âmbito das idéias e dos ideais” ...  “Se, tal como acontece ainda em Kant, chamarmos mundo sensível ao mundo físico em sentido lato, o mundo supra-sensível é o mundo metafísico.” ¹
 
            p.3 – parte c “Para este, com efeito, “colocar a força que produz o fenômeno do universo – e que, com isso, determina a constituição do mesmo – em ligação com a moralidade da intenção; e, por meio disso, demonstrar uma ordenação moral do universo como fundamento da ordenação física, este foi desde Sócrates o problema da filosofia.”²
 
            p.4 – parte b “Platão, seria, antes de tudo, um político e um legislador. Todos os seus outros talentos e capacitações, inegavelmente pronunciados, estariam a serviço daquela vocação predominante – tirânica, com o afirma Nietzche.”
 
            p.5 – “Um dos principais pontos de apoio dessa tese é dado pela célebre distinção platônica entre dois gêneros de saber: o conhecimento racional (nous) e a correta opinião (doxa aletes)...”
 
            p.6 –“...,Nietzche afirma que Platão, influenciado por seu mestre Crátilo, interpreta não mesmo sentido deste ultimo a sentença de Heráclito, de acordo com a qual panta Korei Kai oyden menei (“tudo muda e nada permanece”).”
 
            p.7- “ Então, em verdade, toda permanência qualitativa e espacial estaria, por principio, banida do mundo; então estaria correto o que Platão designa como o ponto de vista heraclitianos, que nenhuma coisa é isso ou aquilo, porém apenas o ponto perpetuamente isso ou aquilo.”
 
            p.8 – “Todas as coisas existentes são transitórias, mutáveis – porém com consistência e identidade suficientes para permitir certo gênero de conhecimento a seu respeito.”
 
            p.9;  parte b – Sendo assim, tampouco pode haver qualquer gênero de conhecimento (episteme) correspondente a tais essências.Para Nietzche, essa conclusão “também não procede do heraclitianos Protágoras, mas é platonico_cratiliano.”
 
p.10 – “... não viabiliza todo e qualquer conhecimento das coisas sensíveis...ou seja um conhecimento que tem por base a experiência e os sentidos, esse foi também o caminho de Protágoras”.
 
p.11 “... todas as coisas sensíveis se encontram em perpétuo fluxo e alteração, de maneira que nenhum conhecimento racional é possível acerca delas.”
 
p,12 – “desespero gnoseologico, ceticismo, pessimismo prático; pois se nenhum conhecimento racional do mundo sensível é filosoficamente legitimável, isso afeta também a noção de um fundamento absoluto para o conhecimento do bem e da virtude, praticando a existência de toda significação autenticamente moral- o que constitui a tragédia de todo moralismo reformador político.”
 
p.13 – “... e criticou Heráclito por ter dito que é impossível entrar duas vezes no mesmo rio; pois ele, Crátilo, opinava que isso não se pode fazer sequer uma vez.”



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