BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Aumente a sua noção sobre realidade
(Alexandre Cesar B. da Cunha)

Publicidade
O que vem a ser esta tão falada Realidade Aumentada? A R. A., é um ambiente que envolve tanto realidade virtual quanto elementos do mundo real, criando um ambiente misto simultaneamente. Usada quando se quer explorar tridimensionalmente a informação.
 
              A sobreposição de um objeto virtual com a imagem do ambiente real, capturada por uma câmera, proporciona também, ao usuário, o manuseio desses objetos com as próprias mãos, possibilitando uma interação atrativa e motivadora com o ambiente.
 
              Dessa maneira, essa interface proporciona melhores relações no uso das aplicações computacionais, visto que, a visualização e a interação com elementos reais e virtuais passam a integrar o espaço do usuário de maneira natural.
 
             Basta utilizar uma câmera, um software e uma tela para viabilizar a Realidade Aumentada. Sendo o computador, o celular e os óculos tridimensionais,  os principais  meios utilizados para visualização das imagens.
 
             Com o intuito de viabilizar a produção dessas aplicações com as novas formas de interação em realidade aumentada, utilizou-se um sistema de desenvolvimento de aplicações de realidade aumentada, denominado ARToolKit. Ele é um sistema que viabiliza o desenvolvimento de interfaces de Realidade Aumentada, disponível gratuitamente no site do laboratório HITL da Universidade de Washington.
 
             O ARToolKit, emprega métodos de visão computacional para detectar marcadores na imagem capturada por uma câmera. O rastreamento óptico do marcador permite o ajuste de posição e orientação para  realizar a renderização do objeto virtual, de modo que, esse objeto pareça estar “atrelado” ao marcador.

            A tecnologia não é novidade, há vários exemplos conhecidos da sua utilização. Como por exemplo, a  linha amarela de “first down” vista nas transmissões de futebol americano. Os elementos do mundo real são o campo de futebol e os jogadores, e o elemento virtual é a linha amarela.

            A Realidade Aumentada para fins comerciais é uma boa maneira de entreter o usuário por mais tempo e instigar a compra do produto.

           A primeira aplicação para usuários, utilizando Realidade Aumentada, a entrar no mercado foi: o jogo The Eye of Judgment para o console Playstion 3 criada pela Sony. Um outro bom exemplo, foi o do site que promovia o filme “Star Trek”, nesse site, após imprimir o poster do filme e colocá-lo na frente da webcam, aparecia uma enterprise interativa em 3D.

         Como podemos notar, de qualquer forma essa tecnologia é muito interessante, não apenas para informática, como para vários outros campos, como a área médica, agrícola, e claro, a engenharia em geral.



Resumos Relacionados


- O Conceito De Virtual

- Virtualmente Imortais - Http://www.inovacaotecnologica.com.br

- Www.shvoong.com

- Realidade Virtual

- O Incrível Google Glass



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia