BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Obedecer QUEM TEM AUTORIDADE
(ANTONIO LUIZ ZEVIANI / COMENTA LIVRO DE JONAS)

Publicidade
  OBEDECER QUEM TEM AUTORIDADE  - 13/07/2009  - 366  -
(JONAS 1.1-3), (2.1-3), (3.1-3), (4.1-3) Ao lermos os testos em referência nós nos deparamos com situações comparadas às do meu tempo de criança. Os amigos amados sabem que sou filho de um homem lavrador, criado num lar de muita pobreza, e desde a nossa pequenez aprendemos as lidas mais normais para quem está no campo, quais sejam, tratar das galinhas, porcos, cortar cana para ração do gado, debulhar o milho para o alimento dos animais em geral, arrancar a mandioca para fazer o complemento alimentar em período de inverno, puxar a água para dar aos animais, tirar o leite das vacas paridas, aguar a horta, rachar a lenha para o fogão, além é claro dos serviços normais da agricultura que aís estavam todos o do ramo. O papai ao amanhecer do dia já determinava a tarefa do dia para cada um dos irmãos, a partir da ida à escola, e no retorno, nós nos alimentávamos e então era mais um dia de atividades da vida secular. Tudo isto tinha um objetivo, naquela época não se dispunha de trator ou arado para se fazer o serviço de carpinagem era na enxada, e era sofrível, pois tínhamos que fazer ou fazer, a lei era cumprir, “manda quem pode obedece quem tem juízo”. Assim fomos criados e debaixo de muita ordem, amor, carinho, e disciplina. Felizmente todos nós estamos bem criados e apesar das muitas correções agradecemos por nenhum de nós se tornar um mau caráter. Fizemos esta autoapresentação para comparar aos testos lidos e em referência, para dizer que se entrarmos em obediência as vantagens, os lucros, as benesses são de quem obedece; caso contrário estaremos nos dispondo a ir ao arrepio da lei, isto é ao contrário. Jonas ouviu a voz de Deus para fosse até a cidade de Nínive e ali pregasse a Palavra de Deus. O que ele fez? Foi desobediente e procurou fugir tomando um navio que o levaria até a cidade de Társis. Deus se entristeceu, pois Ele tinha um projeto de consumir a cidade, assim como fez com Sodoma e Gomorra, mas deu àquele povo uma oportunidade de quando da chegada do Seu servo Jonas e pregando o evangelho da salvação, o povo entenderia e então se converteria ao Senhor. Mas como é natural do ser humano ele fez como muitos, simplesmente fugiu. Deus no Seu poder e autoridade provocou uma situação tal que Jonas fora atirado ao mar e ato contínuo um grande peixe o tragou e em seu ventre permaneceu durante três dias. Este período foi suficiente para que ele pela misericórdia de Deus não fosse sufocado sem ar e respiração viesse sucumbir pelo seu erro. Jonas do ventre do peixe orou, e na sua angustia clamava por livramento e em sua oração declarava as suas piores situações vividas eram angustiantes como se sentisse estar no inferno e como se tivesse descido à sepultura, sentia também um abandono e a alma se desfalecia. Aí é claro como pessoa normal ele recorre à única autoridade que poderia resgatá-lo, o próprio Deus. Jonas então ao se sentir desfalecido ora, clama, suplica, intercede junto ao trono da graça de Deus e suplica livramento, e coloca diante de Deus o posicionamento de que ofereceria sacrifício ao que fora votado e assim pagaria o prometido. Ao concluir sua oração, Jonas foi vomitado em uma praia. Vejam como Deus é benevolente volta até Jonas e diz: Dispõe-te e vai à grande cidade de Nínive e proclama a palavra contra ela. Foi então Jonas à cidade e anunciou a palavra de Deus. (JONAS 3.10) Viu Deus o que fizeram como se converteram de seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito que lhes faria e não o fez. Amado amigo, se você quiser se libertar da crise você deve limitá-la e submetê-la à sua autoridade. Na crise seja obediente a Deus, o temor e o senso do saber devem levá-lo a discernir o que é certo do errado. Se nós entendêssemos tudo, não seríamos humanos e sim Deus, e não precisaríamos Dele. Existem pessoas que se julgam os corretos e todos os outros errados, ele é a razão, ele é o sabe tudo, é um manancial de verdades. Precisamos ouvir para sabermos, nos colocar como pó e sentirmos o quebrantar para termos vida restaurada. (PROVÉRBIOS 29.1) Aquele que, sendo muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura.
Jonas se considerava um super poder, foi conduzido às profundezas do abismo, de lá voltou humilde e obediente. Não será esta a vontade de Deus em nós, que nos submetamos a apreciação da Sua santa vontade? É necessária a correção para sentirmos o chicotear de Deus em nosso dorso para obedecermos? Com certeza não, “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar”. Não vamos esperar a mão de Deus pesar sobre nós para reconhecermos sua autoridade, “hoje é tempo de louvar a Deus”.
ORAÇÃO - Senhor meu Deus e meu Pai celeste, Teu é o poder a honra e a glória, por isso eu clamo e suplico a Ti para que não nos humilhe por desobiência como fizeste a Jonas. Mostra-nos Senhor o Teu amor sobre nós e entremos nesta obediência para não sofrermos o peso da Tua Santa mão sobre nós. Em Cristo Jesus. Amém.
ANTONIO LUIZ ZEVIANI



Resumos Relacionados


- V. Jonah

- O Chamado De Deus

- Biblia

- Vocação E Fuga

- Usar Ou Guardar Talentos



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia