Centro preserva cervos-do-pantanal
(Diogo Rocha)
Em Promissão, a 88 quilômetros de Araçatuba, A CESP (Companhia Energética de São Paulo), mantém um centro de reprodução de cervos-do-pantanal, em uma área de 770 hectares, com as mesmas características do Pantanal sul-mato-grosssense. Este espaço, localizado às margens do rio Tietê, é considerado o maior centro de proteção dos animais que vivem em áreas alagadas por causa de construções de hidrelétricas, do mundo. Ali são criados 48 animais em cativeiro, sendo 44 adultos e 4 filhotes.São 27 machos e 21 fêmeas. Desde que foi aberto,, em 1990, passaram pelo centro 136 exemplares. A maioria morreu de velhice - eles vivem em média, 15 anos.
O local é aberto à visitação pública, e é feita pela Rodovia Transbrasiliana (BR-153). Embora haja o constante barulho da movimentação dos carros, o som predominante é o do canto dos pássaros. Em 19 anos, os funcionários do centro - 13 no total -, registraram aproximadamente 60 espécies de aves, como cambacitas, beija-flores e garças, além de outras 10 de mamíferos, como capivaras e onças-pardas.
Os cervos-do-pantanal mantidos no Centro de Conservação de Promissão, ainda não podem ser recolocados no meio ambiente. Será necessário, preliminarmente, um estudo da área escolhida para receber o animal..Segundo a médica veterinária do Centro, Luciana Tonelotto, a Cesp prepara um estudo geográfico da região noroeste com esta finalidade.
As visitas ao local devem ser agendadas e ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 11bh e das 14h às 16h. Informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3542-6301. O Centro de Conservação fica na BR-153, quilômetro 139.
Resumos Relacionados
- 15 Curiosidades Do Pantanal Matogrossense
- Geografia
- A Gazeta
- O Homem E A Destruição Do Planeta
- O Que Há No Centro Da Lua?
|
|