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Formas
(David S. Kidder)

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Fatos Considere as coisas belas do mundo. Terão algo em comum? Como explicar o fato de serem todas belas? Segundo Platão (427-347 a.C.), a resposta a ambas as perguntas é que existe uma forma ou idéia chamada "beleza", e cada coisa bela é assim por ter alguma relação com essa forma. Platão acreditava que muitas formas funcionam assim, não apenas a da beleza. Há uma forma do bem, que explica todas as coisas boas do mundo, e assim por diante. As formas platônicas, como a beleza, são atemporais e imutáveis. Além disso, a forma da beleza é, ela própria, bela. Não tem outros traços a não ser a beleza, e é bela de modo irrestrito, ilimitado. As coisas belas individuais são assim em virtude de participar da beleza. Segundo o filósofo, a aprticipação não passa de ilimitação precária. Assim, as coisas belas individuais imitam a beleza, mas apenas até certo ponto. Para Platão, as formas são mais reais que os objetivos físicos particulares que as imitam. Elas são atemporais e imutáveis, ao passo que os objetivos físicos estão em constante fluxo, sempre vindo a ser depois deixando de existir. As formas são perfeição sem limites, enquanto as coisas físicas são limitadas e condicionadas. Platão supunha que, muito antes de nosso corpo existir, existiam as almas no céu, onde tinham contato direto com as próprias formas. O verdadeiro conhecimento é o conhecimento das formas. Mas não se pode obtê-lo por intermédio da experiência sensorial, porque as formas, afinal de contas, não acham no mundo físico. Portanto, o conhecimento das formas, o conhecimento real, é a lembrançade nosso anterior com eles no céu. Assim, o que nos parece aprendizado é mera reminiscência. Fatos Adicionais 1.Platão apresentou sua teoria das formas pela primeira vez no diálogo Fédon, que narra as últimas horas de seu mestre. Sócrates. A teoria é comntada por este, mas diversos estudiosos acham na verdade ela exprime a visão do próprio Platão, não de Sócrates. 2. No diálogo Mênom, Sócrates defende a teoria do conhecimento como reminiscência monstrando geométrica de Euclides.



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