Um Ato de Liberdade
()
Algumas vêzes, as pessoas são colocadas numa situação que não pediram. Quiçá, o destino(?) conspira acordando sentimentos de responsabilidade e de zelo pelos outros.
Baseado em fatos reais, a história dos irmãos Bielski (Tuvia, Zus e Asael), que ao chegarem na fazendinha da família, na Polônia, se deparam com os pais mortos pelo chefe da polícia local, simpatizante dos nazistas. Resolvem, então, se embrenhar na floresta. Lá, acabam encontrando outros judeus, como eles, que buscavam fugir das atrocidades dos alemães. Autoproclama-se líder, o que acaba despertando a inveja do seu irmão Zus. Este, com temperamento mais irritadiço/inquieto, deliga-se do grupo e se junta a resistência russa. Mas, verificando depois que o sentimento de preconceito contra o seu povo, também, existe entre os partisans, resolve retornar para o convívio com o seu irmão Tuvia e grupo.
Lá, eles constroem uma comunidade em que TODOS tem que trabalhar e se ajudar. A vingança desse grupo de homens esfaimados e marginalizados, é se manter vivo.
São várias vêzes atacados por várias emboscadas, mas sempre conseguem fugir. Muitos pereceram, mas ao final da guerra, 1.200 judeus sairam debaixo das saias da floresta protetora e correram para os braços da liberdade e para o que ainda restava de suas vidas pregressas.
Um belo filme. Empolgante, mas não tão verossímel com a história. Mas, estamos falando de Hollywood e as caixas registradoras têm que tilintar para justificarem o grande investimento. Por isso, um pouquinho de maquiagem e ficção são pertinentes.
Bela fotografia.
Bom roteiro e excelente figurino.
Resumos Relacionados
- Um Ato De Liberdade
- Um Ato De Coragem
- A Lista De Schindler
- O Pianista
- Diário Dos Mortos
|
|