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Fatores QUE INFLUENCIAM AS DECISÕES DE TRANSPORTE
(CHOPRA; S. ; MEINDL; P.)

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Os dois participantes chave de qualquer tipo de transporte que ocorra na cadeia de suprimento são o embarcador e o transportador. O transportador é aquele que move ou transporta o produto.
O objetivo do transportador é tomar decisões de investimento e determinar políticas operacionais que maximizem o retorno sobre seus ativos, levando em consideração os seguintes custos:

a) Custo relacionado ao veículo
Esse custo é proporcional ao número de veículos alugados ou comprados para o transporte, e é contraído seja ele utilizado ou não,. É considerado fixo para decisões operacionais de curto prazo. Ao tomar decisões estratégicas de longo prazo ou decisões de planejamento a médio prazo, esses custos tornam-se variáveis e o número de veículos comprados ou alugados é uma das escolhas do transportador.

b) Custo operacional fixo
É geralmente proporcional ao tamanho das instalações destinado as operações. Inclui todo custo contraído associado a terminais (rodoviários, espaços em aeroportos), portões de embarque e mão-de-obra, sejam os veículos ou aeronaves utilizados ou não. Se os motoristas fossem pagos independentemente de suas viagens, seus salários também seriam incluídos nessa categoria. Para decisões operacionais, esses custos são fixos. Para decisões estratégicas de longo prazo ou de planejamento a médio prazo abrangendo localização e tamanho das instalações, esses custos são variáveis.

c) Custo relacionado à viagem
Esse custo independe da quantidade transportada e depende de sua distância e duração, sendo contraído toda vez que um veículo inicia uma viagem. Inclui o preço da mão-de-obra e combustível. Para decisões operacionais, esses custos são fixos. Para decisões estratégicas de longo prazo ou de planejamento a médio prazo esse custo é variável. O custo também é considerado variável ao tomarmos decisões operacionais que influenciam a distância e a duração da viagem.

d) Custo relacionado à quantidade
Inclui os custos de carregamento / descarregamento e uma parte do custo de combustível que varia de acordo com a quantidade que está sendo transportada. Esses custos são geralmente variáveis em todas as decisões de transporte, à menos que a mão-de-obra utilizada para o carregamento / descarregamento seja fixa.

e) Custo indireto
Inclui o custo de planejamento e elaboração do cronograma de uma rede de transporte, bem como um eventual investimento em tecnologia da informação (software de rotas, por exemplo).

Uma grande parte do custo do transportador independe da quantidade transportada no caminhão, trem ou navio. Porém, depende da utilização que é afetada pelas rotas e cronogramas dos veículos. Para decisões operacionais, a maior parte desses custos são fixos. Para decisões estratégicas de longo prazo ou de planejamento a médio prazo o transportador deve considerar esses custos como variáveis.
Os dois participantes chave de qualquer tipo de transporte que ocorra na cadeia de suprimento são o embarcador e o transportador. O transportador é aquele que move ou transporta o produto.
O objetivo do transportador é tomar decisões de investimento e determinar políticas operacionais que maximizem o retorno sobre seus ativos, levando em consideração os seguintes custos:
 
a)      Custo relacionado ao veículo
Esse custo é proporcional ao número de veículos alugados ou comprados para o transporte, e é contraído seja ele utilizado ou não,. É considerado fixo para decisões operacionais de curto prazo. Ao tomar decisões estratégicas de longo prazo ou decisões de planejamento a médio prazo, esses custos tornam-se variáveis e o número de veículos comprados ou alugados é uma das escolhas do transportador.
 
b)      Custo operacional fixo
É geralmente proporcional ao tamanho das instalações destinado as operações. Inclui todo custo contraído associado a terminais (rodoviários, espaços em aeroportos), portões de embarque e mão-de-obra, sejam os veículos ou aeronaves utilizados ou não.  Se os motoristas fossem pagos independentemente de suas viagens, seus salários também seriam incluídos nessa categoria. Para decisões operacionais, esses custos são fixos.  Para decisões estratégicas de longo prazo ou de planejamento a médio prazo abrangendo localização e tamanho das instalações, esses custos são variáveis.
 
c)      Custo relacionado à viagem
Esse custo independe da quantidade transportada e depende de sua distância e duração, sendo contraído toda vez que um veículo inicia uma viagem. Inclui o preço da mão-de-obra e combustível. Para decisões operacionais, esses custos são fixos.  Para decisões estratégicas de longo prazo ou de planejamento a médio prazo esse custo é  variável. O custo também é considerado variável ao tomarmos decisões operacionais que influenciam a distância e a duração da viagem.
 
d)      Custo relacionado à quantidade
Inclui os custos de carregamento / descarregamento e uma parte do custo de combustível que varia de acordo com a quantidade que está sendo transportada. Esses custos são geralmente variáveis em todas as decisões de transporte, à menos que a mão-de-obra utilizada para o carregamento / descarregamento seja fixa.
 
e)      Custo indireto
Inclui o custo de planejamento e elaboração do cronograma de uma rede de transporte, bem como um eventual investimento em tecnologia da informação (software de rotas, por exemplo).
 
Uma grande parte do custo do transportador independe da quantidade transportada no caminhão, trem ou navio. Porém, depende da utilização que é afetada pelas rotas e cronogramas dos veículos.  Para decisões operacionais, a maior parte desses custos são fixos.  Para decisões estratégicas de longo prazo ou de planejamento a médio prazo o transportador deve considerar esses custos como variáveis.



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