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Estratégias de leitura. A prática de fichamentos, resumos, resenhas
(João Bosco Medeiros)

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O resumo ou a síntese de um texto é a “recriação do texto original”. Essa é a afirmação de João Bosco Medeiros (2000, p. 73) no quinto capítulo de seu livro Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. Desse modo, o texto “Estratégias de leitura” pode ser retextualizado academicamente, de um modo geral, como a apresentação de estratégias para o aprimoramento do estudo e da prática da leitura. Fica destacada no texto a busca de uma prática de leitura que leve em conta as suas condições de produção, com enfoque sempre atento às questões ideológicas e sócio-históricas dos lugares ocupados por autores e leitores (sejam estes virtuais ou reais). Por esse viés, é apresentado o conceito ampliado de “leitura” tendo em vista o reconhecimento de um leitor competente quanto à incompletude e polissemia dos discursos. Com base em Molina (1992, p. 33), são especificados sete passos para a realização de uma leitura efetiva, a saber: visão geral do texto, questionamentos despertados pelo texto, estudo do vocabulário, exploração das pistas não verbais, essência do texto, síntese do texto e avaliação, esta que pressupõe análise crítica dialógica. Após destacar que o leitor competente é aquele que “é autônomo na busca de novos conhecimentos, no estudo; tem interesse em aprender; e tem prazer em estudar” (p. 74), o autor apresenta algumas dentre as várias classificações quanto aos tipos de leitura, bem como enfatiza a capacidade do leitor em produzir sentidos como aproveitamento da leitura. Também salienta que, dentre possíveis objetivos da leitura, os principais são a “assimilação, a busca de conhecimentos, a preparação intelectual para posicionamentos críticos diante da realidade circundante” (p. 77). São fartamente exemplificadas técnicas de compreensão do texto a partir da segmentação textual, que pode ser por espaço, por tempo, por personagens ou por tema. Aí também são destacados dois tipos de leitura que, em geral, se complementam: a leitura interpretativa e a leitura crítica. A importância e a tipificação da análise e da interpretação do texto são enfatizadas para, em seguida, ser feita uma ponte com a relevância da leitura na prática da redação, com a subseqüente proposição de exercícios para fixação das principais técnicas apresentadas.



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