Walt Disney
(pt.wikipedia.org)
Walt Disney nasceu a 5 de dezembro de 1901, em Chicago, nos Estados Unidos. Aos 16 anos, começou a estudar arte. Negado ingresso no Exército por ser menor de idade, juntou-se à Cruz Vermelha, onde passou um ano a dirigir ambulâncias. Pertenceu ao Movimento Escoteiro, foi produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company.
Estudou na "Kansas City Arts School". Foi iniciado na Ordem DeMolay, a qual freqüentou por muitos anos. Trabalhou em agências publicitárias. Entrou para uma companhia cinematográfica, na qual ajudava a fazer os cartazes de propaganda dos filmes. Com o irmão Roy e o amigo Ub Iwerks, criou a pequena produtora "Laugh-O-Gram", que animava contos de fadas. Esses desenhos animados eram exibidos no cinema local antes dos filmes. Em 1923, mudaram-se para Hollywood, em Los Angeles. Em Hollywood, Disney contatou a distribuidora de filmes M. J. Wrinkler, dizendo que o seu estúdio de animação tinha diversos filmes para vender. Wrinklers aceita pagar 1500 dólares por cada filme.
Com o dinheiro, adquiriu material, contratou pessoal. Walt fez "Alice", uma série em que uma moça convivia com personagens e cenário animado. Foi um tempo de imenso trabalho. Walt casou-se com Lilian Bonds. Depois de Alice, veio Oswald, o coelho sortudo, um grande sucesso. Foi para Nova Iorque, mas o patrão para quem Walt desenhou Alice e Oswald, roubou-lhe os personagens, a equipe de desenhistas e as encomendas, porque não foram assinadas em seu nome. Walt enviou um telegrama ao irmão dizendo que já tinha em mente uma personagem espetacular: Mickey Mouse.
Para superar a fase difícil e contornar os prejuízos, Disney criou Mickey Mouse em 1928 para competir com o sucesso do Gato Félix. O camundongo, desenhado a partir de uma série de círculos, provou ser ideal para o desenho animado e se tornaria o personagem de maior sucesso dos estúdios Disney. Aí, a produtora passou a ser mais bem organizada: Roy cuidava da parte financeira, Walt produzia e dirigia, e Iwerks desenhava. Em 1927, já se havia inventado o filme sonoro. Logo depois, o filme colorido. Disney e seus assistentes utilizaram as novas técnicas com muita imaginação. O primeiro desenho sonorizado foi Steamboat Willie, 1928. No início, o próprio Walt dublava o Mickey. Surgiram outros personagens para contracenar com o famoso camundongo: Minnie, Pato Donald, Pateta e Pluto.
De 1929 a 1939, Disney produziu uma série de desenhos chamada "Silly Symphonies"(Sinfonias Tolas), a primeira colorida. Mickey estrelava esses filmes ao lado dos novos personagens. O desenho "Flowers and Trees", dessa série, recebeu o primeiro Oscar para um desenho animado. Infelizmente, Pot Powers, um dos maiores sócios de Walt, manipulou o valor dos bilhetes para enriquecer. A empresa Disney prosseguiu, um pouco empobrecida, mas Walt tinha uma carta na mão: o primeiro longa-metragem sonoro e em cores.
Walt Disney não trabalhou apenas com desenhos animados. Seu primeiro longa-metragem com atores foi "A Ilha do Tesouro" (1950). O primeiro sobre a natureza foi "O Drama do Deserto" (1953). Em 1954, fez "20.000 Léguas Submarinas", baseado na obra do escritor francês Júlio Verne.
Dez anos depois, produziu "Mary Poppins", uma mistura de desenho animado com personagens humanos. O filme concorreu ao Oscar em 14 categorias, levando cinco prêmios, incluindo o de melhor atriz, para Julie Andrews, e o de melhor canção, por "Chim Chim Cher-ee". Disney produziu também diversos filmes para televisão.
Disney obteve um de seus maiores êxitos em 1955 ao inaugurar a Disneylândia, um superparque de diversões em Anaheim, Califórnia. O parque foi construído graças a uma parceria com a rede de televisão ABC.
Existe ainda um outro parque semelhante, Walt Disney World, perto de Orlando, Flórida, inaugurado em 1971, após a morte de Disney. Quase todos os brinquedos, desfiles e espetáculos desses dois parques baseiam-se nos personagens dos filmes de Disney.
O cineasta, porém, não viveu para ver as atrações da Disneyworld, como o Epcot, o Magic Kingdom, os estúdios MGM (atual "Hollywood Studios") e o Disney Animal Kingdom, além dos parques aquáticos. Walt Disney faleceu em 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos, em Los Angeles, Califórnia, vítima de câncer.
Com a ajuda de Lillian Bounds e das filhas Diane Marie e Sharon Mae, seu irmão Roy continuou comandando os negócios por mais algum tempo, vindo a falecer um mês após o término da construção do "Magic Kingdom" e a correspondente inauguração do "Walt Disney World".
Após a morte de Roy longos períodos de turbulência na administração da Companhia, só alcançando novamente a estabilidade na década de 1980 sob a direção da dupla Eisner-Wells. Infelizmente, Wells veio a falecer, fazendo com que Michael Eisner controlasse a empresa por longos anos, até que devido a vários desgastes, inclusive decorrentes de atritos com Roy E. Disney, sobrinho de Walt, Eisner entregasse em 2006 o cargo de CEO para o então presidente da Disney, Robert (Bob) Iger. Bob iniciou um novo ciclo de expansão da companhia.
Além de estúdios cinematográficos, o vasto império criado por Walt Disney inclui diversos parques temáticos ("Disneylândia", "Disneyland Paris", "Disney Japan" etc.), inúmeros canais de televisão e elevados rendimentos originados na venda direta de filmes e livros, e nos direitos de utilização por outras entidades das imagens dos personagens.
Walt Disney transformou-se numa lenda, tendo criado, com a ajuda da sua equipe, todo um universo de referências no imaginário infantil de sucessivas gerações. É a pessoa mais premiada com Oscars em todos os tempos.
Resumos Relacionados
- Disparando A Cerca De Walt Disney World
- Disparando A Cerca De Walt Disney World
- A Mão Por Tras Do Rato
- Disney - Um Século De Sonhos
- O Desenho Animado
|
|