A canção de Lisboa
()
Decorre a década de 30; na pacata cidade de Lisboa, tudo está calmo; os eléctricos circulam calmamente, não há movimento nas ruas, a manhã está sossegada. Mas... a certa altura, vemos um estudante bastante desorientado, dir-se-ia até numa pilha de nervos! É Vasco Leitão, a caminho do seu exame final de Medicina. Ao perceber que as perguntas são cada vez mais difíceis, este vai começando a "engasgar-se" e os examinadores aproveitam para o questionar repetidamente, sem lhe dar qualquer escapatória, e o resultado acaba por ser a reprovação. Nesse mesmo dia, o nosso "pseudo-doutor" fica a saber da chegada das tias ricas que lhe têm andado a pagar o curso.
Visto que a situação é grave, acaba por falar com o pai da namorada, que ainda que não aprove aquele "boémio" para a "sua menina", ao saber que as duas senhoras são ricas, ajuda o "Dr. Vasco Leitão", convencendo-as de que ele até já tem consultório montado.
Entretanto, e entre brigas com a namorada (de entre as quais uma nos deixa ouvir o célebre "fado do estudante") e cenas de ciúmes entre ambos (quem não se lembra daquela imagem "se eu estiver a mentir, que me cortem a cabeça!" seguida da escorregadela da janela em cima da cabeça do Vasco?), o nome de Vasco vai circulando em tudo o que era casas de fado, pois ele tinha descoberto que até lhe achava uma certa graça. Mas não estava satisfeito...
Assim sendo, no final do ano lectivo seguinte, fez um anúncio em público, após ter cantado em mais um desses espaços: aquele tinha sido o último espectáculo do Vasquinho fadista; no dia seguinte tornar-se-ia no Doutor Vasco Leitão.
Foi a exame, e por ironia do destino (ou não), os examinadores eram os mesmos. Fizeram-lhe 3 perguntas seguidas, às quais ele respondeu e desenvolveu, sem hesitar.
Ainda não contentes, e convencidos (talvez) de que ele deveria levar outro chumbo rotundo, fazem nova pergunta, pensando que ele iria repetir o embaraço do ano anterior. Quando todos se aperceberam que nem nessa pergunta ele falhou, disseram: "Incrível!"
Satisfeitos com o exame ter sido um sucesso, tanto Caetano (o pai de Alice, namorada de Vasco), como as viúvas milionárias consentem o casamento entre os "seus meninos". Afinal, Vasco Leitão, no dia do casamento, durante o copo d'água "mostra" a vantagem de "ser doutor e ser fadista" (última canção).
Resumos Relacionados
- Livros E Vídeos Sobre The Doors E Jim Morrison
- Mãe Pátrio Poder
- Algumas Frases Sábias De Aristóteles
- Um Beijo
- Definições Reflexivas !!!
|
|