BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Valores A SEREM VIVIDOS
(ANTONIO LUIZ ZEVIANI -COMENTA 1ª PEDRO 1.1-10)

Publicidade
VALORES A SEREM VIVIDOS - 03/01/2010 - 391 -
                      (1ª PEDRO 1.1-10) Amigo você já percebeu que somos habituados a exigir dos outros, valores físicos, morais, intelectuais, espirituais, enfim uma gama de valores que muitas vezes nós não atemos, pois estão em nós enfraquecidos? Quais são então, os valores a serem vividos e que podem ser percebidos pelas outras pessoas? A virtude, o conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade, empenho e amor. Muitos valores estão esquecidos no povo a começar pelos valores espirituais. Vemos que antigamente o povo respeitava a lei de Deus que estava no Torá (Bíblia). Eles liam com seus filhos pregavam a obediência e por isso havia mais amor e o valor espiritual era agregado à própria vida. A vida deve ser como um tempero em um alimento. Jesus disse: somos a luz do mundo e o sal da terra. Como comer algo sem paladar? Como apreciaremos o paladar de um alimento se nele não contiver o sal? Uma pessoa sem objetivo, alvo, sem um valor a ser proposto, que valor terá esta vida. Uma pessoa sem proposta é como um animal errante sem destino e sem pastagem e sem dono. Assemelha-se a um barco a deriva, ele vai para o lado que o vento o levar. Exemplifiquemos, portanto os valores: Empenho – É dever de cada um de nós nos empenhar ao máximo para aumentar a nossa fé. Sem fé é impossível agradar a Deus. Pois pela graça sois salvos mediante a fé e isto não vem de vós, é dom de Deus (PROVERBIOS 2.8) Fé é como uma promessa de compra e venda assinada em um contrato. A pessoa que empenha a sua palavra deve por todos os meios procurar cumpri-la. Fé é uma certeza, não do que se vê, mas do que se espera, confia, penhor, uma garantia do resgate. Virtude - Acresça à tua fé a virtude, que é a adoção de atos que vem dos bons propósitos. Nós precisamos colocar em ação os propósitos, o domínio, o controle, pois a virtude só existe quando a fé acontece. Acresça à bondade, modéstia, pureza, autocontrole, pois a virtude torna a fé evidente. Conhecimento - (PROVÉRBIOS. 1.14) Discernimento, entendimento, usar sempre o bom senso. Usar o seu entendimento para levar pessoas no caminho de Cristo. Conhecimento é apropriar-se da verdade. Devemos buscar conhecimento profundo no senhor. Esforcemo-nos para conhecer o Senhor.   Domínio Próprio – É igual a autocontrole, temperança, domínio do espírito, comenta-se sobre prosperidade, mas não recomenda o domínio próprio. O domínio de si é um caminho para a santificação. O que não tem domínio é como uma cidade derrubada e sem muros, portanto não há controle, quem quiser entra e faz, mas onde tem domínio, controle é preciso respeitar. Perseverança –Quando há perseverança assemelha-se ao agricultor que prepara o solo semeia e espera a chuva no tempo certo. Os melhores e maiores frutos dependem do cuidado, do zelo e bom tempo, mas em tudo é preciso perseverar. Muito confundida com paciência, mas é mais profunda, pois a paciência é passiva e a perseverança é ativa. O perseverante corre atrás, busca em todos os aspectos da vida sabe que existe dificuldade que muitos desistem somente os perseverantes prosperam. A falta de perseverança leva o homem à derrota, ao desânimo. Devemos perseverar e sermos ousados. Piedade – Simeão era um homem piedoso, era um homem com reverência, com temor, era amoroso e misericordioso, estendia o braço ao necessitado. (Salmo 32.6) O homem temente a deus é vitorioso. Fraternidade – É phitos, Philadelfus, é ser irmão de verdade, ser fraterno, (GÊNESIS 13.8) O fraterno considera o outro seu igual, que sente o amor como irmãos, que não se recente do mal, vemos o caso contrário, um engana o outro como Ezaú enganou a Jacó. Vemos o caso de ódio como Caim matou a Abel. A bíblia recomenda amem com amor fraternal. Amor - Como item do final da lista vemos o amor não somente fraternal, mas amor fileo e amor Ágape. O livro de (1ª CORÍNTIOS 13) todo o capítulo faz referência ao amor. O amor levou Jesus à cruz, este mesmo amor o levou à ressurreição e também nos leva à eternidade. Com a sua morte e sepultura, também foram sepultados os nossos pecados, e com a ressurreição, também o fomos para a eternidade, pois lá estaremos amando Jesus. Aqui, hoje nós vivemos de treinamento, mas no exercício do dia a dia que agrada ao Senhor, amemos sem hipocrisia, mas de fato e de verdade. Podemos nos perguntar: Estamos exercitando estes qualificativos que no início foram expostos como valores para a nossa vida? Estamos levando até ao seu final os nossos propósitos ou estamos desistindo e agredimos ao primeiro obstáculo?   Que o nosso Deus te abençoe e o convença do teu pecado e o leve a Jesus que é rico em perdoar.
ORAÇÃO - Senhor Jesus eu procuro estar na obediência e no temor do Senhor. Sei que tenho falhado e muitas vezes chego a demonstrar a perca da esperança e fico desmotivado a prossegui. Quando, porém vejo que muitos melhoraram e que posso vencer, eu me inclino diante do Senhor e clamo pelo Teu perdão e prossigo para o alto onde vives e reinas. Oro agradecido em teu nome. Amém.
ANTONIO LUIZ ZEVIANI



Resumos Relacionados


- Com Que Autoridade Faço Isso!

- Tenha GraÇa E Paz Com Deus

- Ser Zeloso Para Com Deus

- Andar Sob As Medidas De Deus

- Somos Instrumento De TransformaÇao Espiritual



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia