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Avaliação 360 graus
(Airton Tomaz Pereira)

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A Avaliação de Desempenho através de feedback em 360 graus é considerada, hoje, a forma mais moderna e diferenciada de avaliar o potencial e o desempenho de cada funcionário da Empresa. Cada empresa, é claro, define os parâmetros de competências necessárias para garantir o sucesso do negócio e o avaliado, nesse sistema, recebe feedback sobre seu trabalho e seu potencial dos seus pares, dos seus subordinados, do seu chefe, dos seus clientes e dele mesmo.
Hoje, depois de intenso trabalho criativo, muitos testes e experimentos-piloto, ajustes e aplicação real do
instrumento num universo de 350 Executivos, é possível dizer que a Avaliação de Desempenho e
Potencial em 360o da ABB dá um retrato fiel de desempenho e do potencial do funcionário – uma
preciosidade para o planejamento estratégico da Empresa, para a área de Desenvolvimento Humano e
Organizacional, para os chefes, para os pares, os subordinados e para o próprio avaliado – que tem a
oportunidade de, a partir de sua avaliação, fazer um plano de desenvolvimento, e traçar a sua evolução
baseando nas necessidades reais surgidas no plano de decorrentes da avaliação em 360 graus.
A avaliação de desempenho em 360o ou feedback 360o é um instrumento de medida de desempenho do
funcionário, baseado em competências essenciais.
Competências são os conhecimentos, habilidades e atitudes de um profissional, imprescindíveis para o seu
sucesso e o sucesso da Organização.
As competências definidas como chaves e essenciais dentro das seguintes bases de gestão são:
Gestão de Clientes
Atitudes :
Ousadia para assumir riscos.
Envolvimento.
Saber Ouvir.
Percepção.
Ser Positivo.
Objetividade.
Conhecimentos/ Habilidades :
Capacidade de pensar estrategicamente, de negociar e de conduzir reuniões.
Criatividade.
Habilidade de Relacionamento.
Senso de Oportunidade.
Gestão de Pessoas
Atitudes
Flexibilidade.
Saber Ouvir.
Transparência.
Ser positivo.
Coerência.
Autenticidade.
Ser participativo.
Conhecimentos/Habilidades :
Capacidade de formar equipes, educar, identificar perfis, tratar com equidade e ter bom
relacionamento interpessoal.
Gestão de Processos
Atitudes:
Ousadia.
Objetividade.
Directividade.
Abertura para novas idéias.
Conhecimentos/Habilidades :
Capacidade de definir e mostrar caminhos.
Visão Global.
Sintonia com as mudanças.
Gestão de Mudanças
Atitudes :
Ousadia para assumir riscos.
Pró-atividade.
Coerência.
Flexibilidade.
Energia.
Conhecimentos/Habilidades:
Capacidade de inovar, de definir metas, de implementar e de formar equipes.
Senso de Oportunidade.
Gestão de Estratégia
Atitudes :
Ousadia para assumir riscos.
Coerência.
Ser positivo.
Ter energia.
Conhecimentos/Habilidades :
Capacidade de inovar, de planejar, de definir direções e implementar, de estabelecer metas e
objetivos e de formar equipes.



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