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Critíca A Louis Althusser
(Louis Althusser)

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Louis Althusser :
Tenta integrar as idéias dominantes

do estruturalismo com o marxismo.
Posiciona-se radicalmente contra a interpretação humanista de Marx.


Para Althusser o marxismo é:
anti-humanismo


Primeiro porque o humanismo é ideologia, por que fala do homem.

O humanismo fixa o homem no centro e não percebe que ele desenvolve papel decididamente secundário.
Para ele o sujeito nada mais é do que o suporte das relações de produção.

Assim o indivíduos são somente os efeitos da estrutura.

Se Nietzsche afirmou que Deus está morto; hoje, os estruturalistas afirmam que o homem é que está morto.



Anti-histórico

Porque a história não se desenvolve de maneira linear. Althusser afirma que Marx só teria herdado de Hegel a idéia de que a história é processo sem sujeito e não a doutrina dialética.

A história não se realiza conforme um plano ou de maneira uni linear, mas sim por rupturas sucessivas.

Não se deve pensar que é o homem ou a ação de uma classe que fazem a história, mas para Althusser ela deve ser vista como uma série descontínua de conjunturas de várias estruturas.



Para ele o "homem não é o senhor de sua própria história. Ele não age, mas é agido por forças estruturantes inconsciente"









Vem a se posicionar contra o evolucionismo da dialética materialista, pela propria idéia de descontinuidade da história.

Algumas reflexões criticas

Assim como a psicanálise "inflou" a noção de sexualidade, o marxismo o da economia, da mesma forma o estruturalismo "inflou" a de estrutura.
Não descartamos a motivação econômica ou estrutural, apenas não a absolutizamos, como se fosse o único elemento que conduzi-se a ação humana.
Pois se as coisas ocorressem desse modo como os personalitas diziam: "mudai a economia que o homem será salvo," o mesmo é valido para o estruturalismo. E isso ocorreu? "o homem foi salvo"? A história parece nos dar prova de que não.
Em fim, mais uma vez o homem é reduzido a um simples peão de xadrez em um grande jogo, como em Hegel ele era o do absoluto; em Marx, da economia; em Spinoza, da substância e em Schopenhauer o da vontade.



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