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Manual de Comportamento Organizacional e Gestão: Capítulo 27
(Cunha; M. P.; Rego; A.; Cunha; R. C.; Cabral-Cardoso; C.)

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A organização e a sua envolvente: todas as organizações existem num meio envolvente do qual obtêm os recursos que necessitam para sobreviver e no qual colocam os resultados da sua ação. Assim, o sucesso das organizações depende do nível de atenção que prestam à envolvente. Deste modo, envolvente organizacional pode ser definida como tudo aquilo que fica fora das fronteiras da organização, constituída por uma grande variedade de outras organizações e de indivíduos, que constrangem de forma direta ou indireta a ação da organização, mas também lhe facultam oportunidades. 
Dimensões ambientais: 


Envolvente geral, fatores que exercem influência indireta sobre a organização, atingindo de forma semelhante todas as organizações, incluindo elementos demográficos, políticos, legais, econômicos, tecnológicos, socioculturais e ambiente físico.


Envolvente específica, fatores que exercem influência direta sobre as ações da organização, incluindo as forças ambientais que afetam de forma diferenciada as organizações, como clientes, fornecedores, acionistas, concorrentes, tecnologia, aspectos sociopolíticos, sindicatos, governo e autarquias.


Tipos de relacionamento: podem variar entre transações pontuais e duradouras, para mais rapidamente atender as necessidades de flexibilidade, de especialização e de relacionamento proveitoso com o mercado.


o    Transações esporádicas ou pontuais: as organizações adquirem os recursos necessários baseadas no preço, competindo num mercado onde cada transação é vista como independente das restantes. São pouco habituais.


Transações repetidas/relacionais: os consumidores julgam mais confortável e seguro comprar uma determinada marca numa determinada loja, assegurando a maior eficiência das transações. Emerge deste tipo de transação o conceito de relação, uma vez que a confiança e a credibilidade assumem papel fundamental. A repetição das transações surge como necessidade para produtos duráveis, como carros, computadores, etc.


Relações de longo prazo: a negociação toma lugar da transação e o preço é resultado de um processo negocial marcado pela dependência recíproca, em vez de marcado somente pelas questões de mercado. Neste tipo de relação, a qualidade, as condições de entrega e os serviços de apoio adquirem a importância que nem sempre as forças de mercado atendem.


Associações/parcerias estáveis: desenvolvem relações de cooperação e de dependência mútua mais profundas, das quais resultam grande estabilidade relacional ao longo do tempo, diferentemente das relações de longo prazo.


Alianças estratégicas: são associações inter-organizacionais subordinadas a objetivos comuns com vista ao reforço/alargamento das respectivas posições competitivas, com o fim de partilhar recursos comuns, podendo ser realizadas com fornecedores, concorrentes, distribuidores, etc.


Redes organizacionais: estruturas complexas multifacetadas, resultantes de múltiplas alianças estratégicas, habitualmente combinadas com outras formas de organização, como as formas divisionais ou as empresas subsidiárias. Preserva-se a competência principal da organização, evitando a dispersão dos recursos por uma área excessiva de negócios. Gerida estrategicamente pela confederação.


Envolvente e Estrutura Organizacional


O papel da contingência: é qualquer variável que modera o efeito de alguma característica organizacional sobre o desempenho da organização, procurando (1) saber em que medida as características da envolvente compelem a organização a adotar determinada estrutura para que a eficácia seja alcançada; (2) o ajustamento da estrutura da organização com a envolvente determina o grau de sucesso; e (3) estruturas diferentes podem gerar bons resultados, desde que sejam ajustadas às contingências da envolvente.



Estruturas orgânicas para ambientes instáveis.
Estruturas mecanicistas para ambientes estáveis.



Escolhas estratégicas moldando a envolvente: é a possibilidade de os gestores não apenas serem constrangidos pela envolvente, mas de poderem eles próprios moldar essa envolvente através de suas ações, fundamentalmente os gestores de grandes organizações.


Teorias da relação organização-envolvente
As principais teorias que analisam as relações entre as organizações e as suas envolventes são identificadas nos níveis micro, meso e macro. No nível micro, que focaliza a entidade organização, tem-se as teorias da Contingência Sistêmica, Dependência de Recursos e Economia dos Custos de Transacção. No nível meso, que aborda as relações entre as empresas, encontra-se a teoria das Redes Organizacionais; e no nível macro, que direciona-se para a compreensão da estrutura e composição da envolvente, tem-se as teorias Ecológica e Institucional.



Resumos Relacionados


- O Conceito De Ambiente Organizacional

- Teorias De Organização

- Gestão Parte 5

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