Entenda cultura e venda mais
(Laércio Pimentel)
Dentro do planejamento de marketing uma das peças mais importantes é a análise de cultura. Fazer qualquer ação de comunicação sem uma leitura fidedigna dos padrões culturais dos públicos é disperdício de verba e uma limitação estratégica para o desenvolvimento dos negócios.
Levemos em consideração que cultura é o conjunto de comportamentos, valores e respostas aprendidas. Então, analiticamente, podemos entender que num grupo social como o da cidade de São Paulo existem diversas subculturas, pois os padrões são significativamente distintos. Por exemplo, nos bairros de Itaim (zona Sul) e Itaim Paulista (zona Leste) as pessoas têm seleções diferentes de mídias, escolha de produtos, gostos, crenças e atitudes diferenciadas umas das outras. Portanto, não há resultados globais tão satisfatórios quando adotamos um posicionamento de comunicação singular. É preciso cada vez mais segmentar o mix de comunicação para preencher as laculas entreabertas pela evolução natural dos tempos.
As grandes emissoras de TV já se preparam para tal desafio através das Tv Digital, podendo cada vez mais estratificar as possibilidades de interagir com os telespectadores, com programas em que num simples click é possível obter informações sobre a compra de um batom usado pela atriz da novela, ou mesmo sobre o poderoso carro dirigido pelo galã. Também já estão na pauta as campanhas segmentadas para municípios e bairros, reduzindo cada vez mais o campo de interação entre compradores e anunciantes.
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