MOTIVAÇÃO
MOTIVAÇÃO e FRUSTRAÇÃO
Para gerar motivação é necessário compreender a necessidade de cada colaborador, pois cada um tem seus próprios valores e hábitos. A melhor maneira de descobrir é perguntar ao próprio colaborador o que lhe motiva mais.
Quando o estímulo aplicado não é suficiente pode gerar frustração. Assim o colaborador acaba preenchendo esse vazio com mecanismos de defesa.
Segundo Freud, eis os principais mecanismos de defesa:
- Racionalização: desdenhar de algo que não se pode ter;
- Projeção: atribuir aos outros a causa de seus problemas;
- Generalização: estender o descontentamento a todas as situações ou pessoas;
- Isolamento: afastar-se das pessoas;
- Apatia: indiferença a outras oportunidades.
A motivação ou a ausência dela é um fenômeno intrínseco e pessoal, por isso alguns estímulos externos funcionam para algumas pessoas e para outras não.
Os desempenhos de alto nível são cada vez mais necessários dentro das organizações, assim como no contexto globalizado. Os grandes investimentos em tecnologia, máquinas e processos ficam comprometidos quando as pessoas não estão motivadas adequadamente. Este é um dos grandes desafios para as empresas atuais, como diz Vergara (2003:42): “lidar com essas diferenças é a arte e a magia do gestor”.
FACILITADORES MOTIVACIONAIS
Para motivar as pessoas Byham (1992) sugere três comportamentos que o gestor deve adotar:
1) Manter ou aumentar a auto-estima dos colaboradores
As pessoas com elevada auto-estima são mais motivadas, produtivas e criativas e tem maior facilidade de trabalhar em equipe. É preciso concentrar-se nos fatos, e não nas pessoas:
- seja especifico: ao elogiar é importante esclarecer o quanto aquela tarefa é contributiva para a empresa.
- seja sincero: jamais faça elogios falsos, pois são fáceis de perceber.
2) Ouvir e responder com empatia
Mostrar ao colaborador que ele está sendo atentamente ouvido e entendido estimula a cooperação, pois ele percebe que seus sentimentos estão sendo levados em consideração.
3) Pedir ajuda para solucionar problemas
Solicitar idéias aos colaboradores cria um clima de cooperação e valorização que estimula a pessoa a apresentar sugestões. Se a idéia for inviável deve-se dizer com franqueza e respeito o porquê da não utilização e pedir-lhe outras idéias.
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