BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Gramática Normativa
(Walter Rossignoli)

Publicidade
       Partindo do conceito da sintaxe como parte da gramática que estuda as relações entre palavras nas frases e das frases no discurso, o teórico Walter Rossignoli propõe um olhar mais atento na questão da criatividade linguística na produção e interpretação dos enunciados da língua. 
       O estudo da Língua Portuguesa sempre é considerado polêmico, principalmente quando o assunto é a sintaxe, para muitos estudantes chega a ser considerado um conhecimento um tanto quanto que inútil, talvez essa concepção esteja ligada à metodologia equivocada em que o vasto campo da Língua Portuguesa é repassado. Portanto a questão da subordinação semântica e a oração coordenada e anáfora que são abordadas pelo autor, nos permite mostrar a relação de dependência entre as orações. Walter Rossignoli cita que a gramática normativa se preocupa com o que chamamos de teoria e a lingua propriamente dita nos leva a crer, que devemos inserir prática e elementos teóricos, relacionando com o cotidiano dos alunos.
        Em se tratando de oração coordenada como um todo e anáfora chega-se a subtender, que a oração não pode estar inversa no sentido interpretativo das orações e que nem sempre estão de acordo com a gramática normativa. O que se propões é que: O estudo da língua deve ser visto de modo abrangente e flexível e não apenas por regras imutáveis como sugere a gramática normativa. Para ele existem novas formas de analizar a língua Portuguesa em particular a sintaxe. Uma dessas análises aborda o fenômeno da linguagem pragamática bastante utilizada em nosso cotidiano. Nesse contexto, o objetivo necessário é inserir o aluno para que os mesmos possam interagir com o que lhes é repassado atravéz de novas teorias gramaticais. Desse modo, haverá uma visão mais ampla e diversificada do estudo da Língua Portuguesa.
         Não podemos esquecer porêm, que o ponto de partida ainda é a gramática normativa. Cabe então aos verdadeiros educadores, que de fato, tem o compromisso com os alunos, desenvolverem novas estratégias de ensino para que o aluno veja de modo positivo, o estudo da gramática e perceba com isso que não é preciso dominá-la por inteira, mas aceitá-la como parte de nossa vida, em um contexto social de coletividade, fazendo das ações individuais um feedback de conhecimentos interligados na busca do desenvolvimento intelectual de nossos eternos alunos.    

      



Resumos Relacionados


- Porque (não) Ensinar Gramática Na Escola

- Por Que (nÂo) Ensinar Gramática Na Escola

- Língua E Liberdade

- Língua E Liberdade

- Ensino Da GramÁtica. OpressÃo? Liberdade?



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia